A UFMG vai sediar, no próximo ano, o Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (Cbeu) e o Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão. O anúncio foi feito durante o 45º Fórum Nacional de Pró-reitores de Extensão, realizado na Universidade de Brasília (UnB), no início da última semana.
A instituição e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG) coordenarão os trabalhos de organização evento, que pela primeira vez será promovido com suporte de uma rede de instituições de ensino superior. Até o momento, já confirmaram apoio as universidades federais de São João del Rei (UFSJ), de Juiz de Fora (UFJF), de Ouro Preto (Ufop), de Uberlândia (UFU), dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Unimontes, Universidade do Estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (Uemg), institutos federais de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (IFMG), do Triângulo Mineiro (IFTM) e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG).
“Diante do cenário de cortes orçamentários e ataques às universidades públicas, a criação da rede foi proposta pelas próprias instituições, como forma de contornar a falta de recursos e, ao mesmo tempo, reafirmar a importância de ações articuladas para fortalecer o papel da extensão universitária na sociedade", explica a pró-reitora de Extensão da UFMG, Claudia Mayorga.
O evento, marcado para o mês de julho, deve tratar, além do trabalho em rede, dos direitos humanos, numa proposta de construção conjunta com diversos grupos sociais. O Congresso Brasileiro de Extensão Universitária é realizado a cada dois anos e reúne as instituições públicas de ensino superior, com o objetivo de discutir os desafios da extensão universitária no Brasil e os cenários e potencialidades de integração com a sociedade. O último encontro ocorreu em Natal, em 2018, e reuniu cerca de 8 mil pessoas.
Dimensão articulada
A extensão é uma dimensão da formação universitária no ensino superior, prevista no artigo 207 da Constituição Brasileira como indissociável da pesquisa e ensino. O regimento da UFMG estabelece que “a extensão, atividade acadêmica identificada com os fins da Universidade, é processo educativo, cultural e científico, articulado com o ensino e a pesquisa, de forma indissociável, ampliando a relação entre Universidade e sociedade”.
De acordo com o Sistema de Informação da Extensão (Siex), a UFMG desenvolve 3,6 mil ações de extensão, entre programas, projetos, eventos, cursos e prestação de serviço. Cerca de sete mil alunos de graduação e pós-graduação estão envolvidos em alguma ação de extensão, classificadas em oito temáticas: Comunicação, Tecnologia e Produção, Cultura, Direitos Humanos e Justiça, Educação, Meio Ambiente, Saúde e Trabalho.
Redação: Cedecom