Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

UFMG sedia Congresso Brasileiro de Extensão Universitária

O Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU) acontece a cada dois anos e, em 2020, será a vez de a UFMG receber o evento entre os dias 15 e 17 de julho. Com o tema Redes para Promover e Defender os Direitos Humanos, a nona edição mobilizará extensionistas de todo o país, gestores públicos, representantes de instituições de ensino e de movimentos sociais para discutir a garantia de direitos fundamentais e a promoção da diversidade sob a perspectiva de uma construção conjunta com diversos grupos sociais. Em breve, serão abertas as inscrições para as diversas modalidades de participação.
 
A programação contará com apresentação de trabalhos, rodas de conversa, oficinas, lançamentos de produtos da extensão, mostra audiovisual, atrações artísticas e culturais. Durante o evento, também será realizado na UFMG o Encontro Nacional do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão (Forproex).
 
A UFMG, por meio da Pró-Reitoria de Extensão, e a Unifal-MG coordenam os trabalhos de organização do CBEU que, pela primeira vez, será promovido com o suporte de uma rede de instituições de ensino superior: universidades federais de São João del Rei (UFSJ), de Juiz de Fora (UFJF), de Lavras (Ufla), de Ouro Preto (Ufop), de Uberlândia (UFU), dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Unimontes, Universidade do Estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (Uemg), institutos federais de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (IFMG), do Triângulo Mineiro (IFTM) e o Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG).
 
Em 2018, o maior evento nacional de extensão universitária foi sediado em Natal, quando cerca de 8 mil pessoas participaram das atividades na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Para a edição de 2020, foram contabilizados 2.500 trabalhos aprovados, 166 oficinas realizadas e mais de 5.500 participantes.
 
Conjuntura atual
O 9º CBEU discutirá também o contexto da extensão universitária no Brasil, em especial frente às limitações orçamentárias impostas às instituições de ensino. Por outro lado, o evento será um espaço para debates sobre os avanços trazidos pela Resolução 07/2018 do Conselho Nacional de Educação e a consolidação da cultura extensionista no âmbito das instituições públicas brasileiras.
 
A criação da rede que dá suporte ao evento foi proposta pelas próprias instituições, como forma de contornar a falta de recursos e, ao mesmo tempo, reafirmar a importância de ações articuladas para fortalecer o papel da extensão universitária na sociedade.
 
Redação: Cedecom

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola