Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

UFMG realiza feira de artesanato do Vale do Jequitinhonha

De 7 a 12 de maio, a Praça de Serviços da UFMG recebe a 13ª edição da tradicional Feira de Artesanato do Vale do Jequitinhonha. Organizado pelo Projeto Artesanato Cooperativo, o evento tem por objetivo promover o encontro entre a arte do Vale do Jequitinhonha e os belo-horizontinos. A feira acontecerá de 9h às 18h, na segunda, terça, quarta e sexta-feira, de 9h às 19h, na quinta-feira, e de 9h às 14h30, no sábado.

Para os artesãos, a feira representa uma oportunidade para divulgar e ampliar o comércio dos produtos característicos da região.

Já os visitantes podem apreciar e adquirir peças em argila, bambu, cerâmica, couro, madeira, palha e papel, além de bordados, artigos de cestaria e tapeçaria, pinturas, licores, cachaças e produtos alimentícios.

A feira é uma realização da Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, em parceria com o Programa Polo de Integração da UFMG no Vale do Jequitinhonha, a Associação dos Municípios do Médio Jequitinhonha (AMEJE) e prefeituras dos municípios da região.

Homenagem

A edição deste ano homenageia duas artesãs que desenvolveram técnicas e estilos próprios e ensinaram muita gente a fazer arte no Vale.

A Mestra Dona Isabel, de Ponto dos Volantes, foi homenageada de Dilma na abertura da exposição "Mulheres, Artistas e Brasileiras – Produção do Século 20", no ano passado. A inclusão das bonecas de cerâmica de Dona Isabel na exposição foi um pedido especial da presidenta.

A Mestra Dona Pretinha, da cidade de Itaobim, é uma senhora miúda e centenária, mas tão ativa quanto seus jovens aprendizes. Em seus 106 anos ela já ensinou muita gente no Vale a fazer esteira e deixou sua marca na história da cultura regional.

Redação: Cedecom

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola