Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

UFMG participa da 67ª Reunião da SBPC

A UFMG será representada por professores, estudantes e pesquisadores na 67ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que será realizada de 12 a 18 de julho, na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), estado de São Paulo. O tema será Luz, Ciência e Ação, alusivo ao Ano Internacional da Luz, celebrado em diversos países.

Estão confirmadas as participações de três docentes da UFMG na Programação Científica Sênior, composta por 186 atividades distribuídas em 60 conferências, 52 mesas-redondas, 52 minicursos, 11 simpósios, quatro encontros e sete sessões especiais.

O professor emérito da Faculdade de Educação (FaE), Carlos Roberto Jamil Cury, vai coordenar uma mesa-redonda com o tema "Que ensino médio queremos?"; Yurij Castelfranchi, do Departamento de Sociologia, vai participar do simpósio "A ciência na visão de cientistas", jornalistas e cidadãos; por fim, Maria das Graças Lins Brandão, da Faculdade de Farmácia e do Museu de História Natural e Jardim Botânico (MHNJB), participará de uma mesa-redonda que abordará instrumentos de divulgação dos estudos científicos com plantas medicinais no Brasil.

Ela também vai ministrar a mesa-redonda "Ensinando sobre plantas medicinais na escola", com apresentação de experimentos simples de laboratório, desenvolvidos pelo Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas (Ceplamt), para a determinação de princípios ativos das plantas medicinais. Voltada para professores do ensino básico, a oficina incluirá exposição constituída de mini laboratório e materiais que permitem reconhecer as plantas medicinais da biodiversidade brasileira. Segundo a coordenadora, o objetivo é incentivar os professores de ensino fundamental e médio a abordar o tema plantas medicinais no contexto das ciências.

Exposição e pôsteres

Especialmente para a SBPC Jovem, o Museu Itinerante Ponto UFMG apresentará experimentos sobre a importância da luz para a ciência e suas aplicações no dia a dia. O Museu, que neste mês completa três anos de atividades de popularização da ciência, é um caminhão adaptado com 40 experimentos científicos e seis ambientes retratando biomas, submarinos, as cidades, os sentidos (e interior) do corpo humano, além de uma sala de projeção 3D.

O Museu Itinerante já percorreu vários municípios do interior de Minas além de outros quatro estados. A cada parada, estudantes locais entram em contato com exposições interativas e participam de oficinas que buscam despertar o interesse sobre o universo científico. A professora Tânia Margarida Lima Costa, coordenadora do Museu, explica que a ideia é fazer com que o visitante seja estimulado a pensar de que modo a ciência está presente em várias atividades do seu dia a dia.

Na programação da reunião da SBPC, o Museu apresentará três pôsteres. A participação envolve 18 pessoas entre alunos, coordenadores, professores, pesquisadores e servidores.

Pesquisadores da UFMG também vão apresentar trabalhos entre os 2.900 pôsteres selecionados para a reunião.

Cobertura especial da Rádio UFMG Educativa

A Rádio UFMG Educativa (104,5 FM), vai exibir, a partir desta segunda-feira, dia 10 de julho, até sexta-feira, 17, uma programação diária de 15 minutos, a partir das 7h45, sobre os temas que serão apresentados na  SBPC. Nas edições especiais do jornal UFMG Notícias serão veiculadas reportagens e entrevistas com pesquisadores da UFMG e de outras instituições que apresentarão trabalhos na Sessão de Pôsteres ou que participarão da Programação Científica Sênior.

Fonte: Agência de Notícias UFMG