O Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG oferece, de outubro a dezembro, curso sobre avaliação ecológica que utiliza macroinvertebrados aquáticos como indicadores de qualidade da água. O objetivo é capacitar estudantes e profissionais de empresas, ONGs e órgãos públicos que atuem com avaliações de impacto ambiental em áreas como siderurgia, mineração e petróleo. As inscrições estão abertas até 30 de setembro pelo site.
O Curso prático de identificação de macroinvertebrados aquáticosbioindicadores de qualidade de água terá 100 horas de atividades, 20 das quais de caráter teórico. As aulas estarão a cargo do professor do italiano Riccardo Mugnai, pesquisador associado do Laboratório de Ecologia de Bentos do Instituo de Ciências Biológicas (ICB). Doutor pela Fiocruz, ele é pós-doutorando em biodiversidade e ecologia em ambiente hiporreico, na UFRJ.
Os macroinvertebrados são animais muito pequenos, mas que podem ser vistos as olho nu, como moluscos, anelídeos (como minhocas) e larvas de insetos. O curso vai abordar técnicas de coleta, triagem e subamostragem; doenças e vetores ligados à água e biossegurança; coletas, anestesia e fixação específicas para estudos taxonômicos; curadoria e coleções de referência; identificação da fauna aquática brasileira.
Mais informações podem ser adquiridas pelo site.
Redação: Cedecom