A UFMG manteve a quinta colocação entre as universidades brasileiras e continua integrando o grupo 481-490 no ranking mundial no QS World University Rankings 2014, avaliação anual que indica e compara o desempenho de 700 universidades em todo o mundo, divulgada esta semana.
O professor Renato de Lima Santos, pró-reitor de Pesquisa da UFMG, afirma que este é um bom indicador, pois demonstra a estabilidade da universidade no ranking. “Também em outros rankings, tanto nacionais quanto internacionais, a UFMG sempre figura entre as cinco melhores do país”, diz.
O pró-reitor ressalta ainda que alguns parâmetros utilizados na avaliação de rankings internacionais, como o QS, favorecem universidades mais antigas e de países de primeiro mundo, a exemplo dos indicadores de internacionalização. “A comparação gera algumas distorções, pois penaliza universidades mais jovens, em especial de países emergentes”, salienta.
O ranking QS World University 2014 leva em conta uma pesquisa de reputação acadêmica, pesquisa entre empregadores e dados sobre citações de pesquisas.
Redação: Cedecom