Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

UFMG mantém posição nacional em avaliação do Inep

Assim como no ano passado, a UFMG obteve nota máxima – 5 – no Índice Geral de Cursos (IGC) e manteve a quinta posição entre as nove universidades que alcançaram este conceito. Os dados referem-se ao ano de 2012 e foram divulgados na última sexta-feira, 6 de dezembro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O resultado pode ser conferido no endereço eletrônico download.inep.gov.br/educacao_superior/igc_cpc/2013/portaria_n695_de_05122013_divulgacao_IGC-CPC.pdf.
 
O cálculo do IGC considera uma nota para os cursos de graduação – que é a média ponderada dos conceitos preliminares de curso no triênio de 2010 a 2012 – e notas dos cursos de mestrado e de doutorado baseadas nos conceitos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) resultantes de sua avaliação dos programas de pós-graduação das instituições. Ao todo, foram avaliadas 2.171 instituições do país, entre universidades, centros universitários e faculdades, tanto públicas quanto privadas. 
 
O índice levou em consideração os resultados do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) realizado em novembro de 2012. Componente curricular obrigatório para os cursos de graduação, o exame aplicado no ano passado teve a participação de alunos da UFMG dos cursos de graduação em Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Jornalismo, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais e Turismo.
 
O Enade avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Seus resultados são utilizados pelo MEC na elaboração do IGC e do Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerados indicadores de qualidade de instituições de ensino e de seus cursos superiores. Aplicado anualmente pelo Inep, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), criado em 2004 e que, além da avaliação estudantil, também contempla cursos e instituições. 
 
Redação: Cedecom 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola