Biodiversidade, ecologia e meio ambiente são os temas centrais do novo podcast lançado pelo Instituto de Ciências Agrárias (ICA) da UFMG, sediado em Montes Claros. Com o nome Herborizando o conhecimento [Spotify], o canal de divulgação científica é desenvolvido pelo Herbário Norte Mineiro e integra o projeto de extensão Utilização da biodiversidade vegetal norte mineira como instrumento de ensino na educação básica.
As ações presenciais do projeto, como feiras de ciências e recepção de estudantes no herbário, foram suspensas para conter a transmissão do novo coronavírus, mas o projeto não parou, como explica a professora Rúbia Fonseca, coordenadora do projeto. “Muitos de nós já usamos os serviços de streaming para ouvir música. Assim, escolhemos essa mesma ferramenta para levar a ciência às pessoas”, conta.
O podcast, disponível nas principais plataformas de streaming e pelo servidor Anchor, terá seus novos episódios lançados quinzenalmente, aos sábados. Ao longo deles, sempre com a presença de um especialista, são discutidos temas relacionados às ciências botânicas e ao meio ambiente, com abordagem de questões como degradação ambiental, diversidade vegetal, sustentabilidade ambiental, entre outras.
A equipe de produção é composta de estudantes do curso de Engenharia Florestal, bolsistas de iniciação científica, de programas de extensão e do INCT Herbário Virtual da Flora e dos Fungos.
O primeiro episódio, lançado em 18 de abril, debateu a relação entre ciência, degradação ambiental e a Covid-19. O professor Rubens Pasa, da Universidade Federal de Viçosa, foi o especialista convidado.
O herbário
Ativo desde 2016, o herbário reúne uma coleção biológica de 3.970 espécies vegetais. O projeto recebe turmas da educação básica e superior, com o objetivo de fortalecer o ensino de botânica e divulgar informações sobre a flora local.
Os estudantes têm oportunidade de observar e interagir com a biodiversidade conservada, aprendem sobre seu histórico e sua importância. Quando retomadas, as visitações poderão ser agendadas pelo e-mail herbario@ica.ufmg.br ou pelo telefone (38) 2101-7720.
Parte da coleção está disponível nos sites do Jardim Botânico do Rio de Janeiro e do INCT- Herbário Virtual da Flora e dos Fungos. O projeto também conta com um blog e perfis no Instagram e no Facebook.