Com a proposta de formar e capacitar profissionais qualificados para atuar no setor público e privado, a UFMG lança o mestrado profissional em Microbiologia Aplicada, que terá ênfase nas áreas de Biotecnologia, Microbiologia Clínica, Ambiental, Industrial e de Alimentos. As inscrições começam na quarta-feira, 27 de novembro, e vão até 10 de janeiro.
Para marcar o início das atividades, a UFMG promoverá palestras no Auditório 2 do Centro de Atividades Didáticas 1 (CAD1), 4º andar, no campus Pampulha, amanhã, dia 27 de novembro. A professora Juliana Corrêa Crepalde Medeiros, coordenadora geral da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) fará, às 15h30, palestra sobre O Mestrado Profissional em Microbiologia Aplicada e a CTIT. O diretor técnico da Quibasa – Química Básica Ltda, Sílvio Wandalsen Arndt, falará, às 16h, sobre A importância da pós-graduação para o desenvolvimento da indústria nacional.
A mesa de abertura, às 15h, terá a presença do reitor da UFMG, Clélio Campolina, do secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , Evaldo Ferreira Vilela, e da coordenadora do mestrado, Erna Geessien Kroon.
O mestrado buscará atender a demandas específicas e de arranjos produtivos na melhoria da qualidade, produtividade e competitividade das organizações públicas e privadas nacionais, regionais ou locais, quanto ao desenvolvimento de produtos e/ou técnicas com inovação biotecnológica. As disciplinas são controle de qualidade, inovação tecnológica, política industrial e legislação, microbiologia aplicada a biotecnologia.
Linhas de pesquisa
Biotecnologia de Alimentos, Ambiental e de Ambientes Especiais
Utilização de micro-organismos em processos de biorremediação, produção de probióticos e sua avaliação em diferentes modelos e ecossistemas animais e humanos. Avaliação e emprego de micro-organismos e seus produtos na fabricação, conservação e deterioração de alimentos. Pesquisa e desenvolvimento de métodos para o controle higiênico-sanitário.
Biotecnologia Industrial e de Vacinas
Pesquisa, desenvolvimento e utilização de micro-organismos, micro-organismos recombinantes e seus produtos em processos industriais, tais como: produção de biocombustíveis, vacinas, cosméticos, enzimas, fármacos, processos de aferição de controle de qualidade, produção de vacinas e avaliação de novos carreadores e adjuvantes como nanotubos de carbono e outras moléculas sintéticas.
Compostos Antimicrobianos Naturais e Sintéticos
Desenvolvimento, caracterização, avaliação e aplicação de compostos naturais e sintéticos com ação antimicrobiana, visando à inovação biotecnológica.
Diagnóstico Microbiológico e Epidemiologia
Uso da biotecnologia na pesquisa, desenvolvimento e validação de métodos analíticos, visando ao diagnóstico e ao controle de micro-organismos.
Informações
Tel. (031) 3409-2733
Redação: Cedecom