A UFMG deu início ao processo de consulta à comunidade universitária que vai subsidiar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional 2024-2029. Os servidores docentes e técnico-administrativos e os estudantes poderão fazer suas contribuições em audiências públicas, em conversas no âmbito das unidades acadêmicas e administrativas e em mensagens por e-mail (pdi2024-2029@ufmg.br).
Em site criado especialmente com essa finalidade, estão disponíveis para consulta os diversos capítulos do PDI 2018-2023, que poderão dar base às contribuições. Comissão formada por gestores, docentes, técnicos e estudantes vai sistematizar as sugestões, que deverão ser enviadas até 4 de setembro. O documento final será apresentado em novembro ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e ao Conselho Universitário.
O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) é documento obrigatório para credenciamento e recredenciamento das Instituições de Ensino Superior (IES) no Ministério da Educação (MEC). Essa obrigatoriedade tem o duplo objetivo de aumentar a transparência no relacionamento com outras instituições e com a sociedade em geral e consolidar as bases em que se fundamentam o planejamento e a gestão interna da instituição.
Cronograma
30 de agosto: audiências públicas nos campi Pampulha e Saúde
1º de setembro: audiência pública no campus Montes Claros
Até 4 de setembro: encaminhamento de contribuições individuais e de propostas das unidades acadêmicas e administrativas
Outubro: entrega da versão final
Novembro: tramitação do texto final no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e no Conselho Universitário