A UFMG está desenvolvendo um projeto de instalação de rede sem fio de internet, wireless, para todo o campus. O projeto é uma parceria com a Motorola e foi orçado em aproximadamente R$2 milhões de reais.
Uma rede sem fio exclui, como o nome já diz, a necessidade do uso de cabos. Atualmente não há redes sem fio em todos os prédios da Universidade e a intenção é justamente permitir um melhor e mais amplo uso do sistema dentro do perímetro do campus.
Para montar o sistema serão instalados dois roteadores e vários Access Points (APs – Pontos de Acesso). O novo sistema possibilitará o deslocamento do usuário pela Universidade sem que haja queda de conexão ou interferências de redes.
"Algumas unidades serão tidas como unidades padrão para o início da instalação, a Escola de Veterinária é uma delas, devido ao seu tamanho serão instalados, somente na Unidade, 42 APs", afirma o diretor da Escola de Veterinária, professor José Aurélio Bergmann.
“É possível que haja um limite de uso para evitar sobrecarga, no entanto, a estrutura a ser montada terá capacidade para suportar o acesso dos estudantes da universidade sem grandes problemas”, explica Flaviana .
"A rede será autenticada pela senha do "minha UFMG", o que garante uma segurança aos usuários e limita o uso dessa nova rede por usuários externos que estejam próximos à Universidade" aponta o diretor.
Os equipamentos já foram comprados, mas ainda não chegaram. A previsão de instalação é a partir do segundo semestre desse ano, mas não há uma data definida para a total implantação da rede.