Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

UFMG é parceira de simpósio nacional de vigilância sanitária que debaterá democracia e saúde

 
Entre os dias 23 e 27 de novembro, Belo Horizonte sediará a oitava edição do Simpósio Brasileiro de Vigilância Sanitária (Simbravisa). Com o tema Democracia e Saúde: caminhos e descaminhos da Vigilância Sanitária, o evento será realizado no Expominas (Av. Amazonas, 6200, Gameleira, Belo Horizonte). A organização é do Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GTVISA) da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) e tem a parceria da UFMG. As inscrições se encerram hoje, 18 de novembro, pela internet.
 
O evento revisitará a região Sudeste, após um périplo que privilegiou as outras regiões do país. De acordo com a organização do evento, promover o 8º Simbravisa em Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais não atende apenas o critério de rodízio geográfico, mas também, e principalmente, pelo relevante processo de descentralização das ações de vigilância sanitária posto em prática no estado com o maior número de municípios do país. Espera-se cerca dois mil participantes. Destaca-se, também, os 20 anos de criação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), comemorados em 2019.
 
Conforme a programação do simpósio, haverá cursos, conferências, apresentação e debate de problemas, mesas-redondas, discussões temáticas, painéis, comunicações coordenadas, grande encontro e roda de conversa.
 
No dia 26, das 14h às 16h, na sala 26, nível 1, o painel Vigilância Sanitária em Emergências, Calamidades e Catástrofes terá como painelista o professor Marcus Vinícius Polignano, da Faculdade de Medicina da UFMG, juntamente com o coordenador Rodrigo Romão, da Faculdade de Medicina do ABC (SP); José Geraldo Martins, do  Movimento dos Atingidos por Barragens (MG), e Cristiane Andrade Viana, da Prefeitura de Brumadinho.
 
O painel Guimarães Rosa, Saúde, Território e Arte: confluências, das 14h às 16h, na sala 43 – nível 2, terá a participação da professora Mônica Ângela de Azevedo Meyer da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG, com a coordenadora Daniella Araújo Guimarães, da Superintendência Regional de Saúde de Sete Lagoas e do GTVISA; José Osvaldo dos Santos, de Cordisburgo (MG) e Nisia Trindade, da Fiocruz (RJ).
Ainda como representante da UFMG, Maria Tereza Dias, professora da Faculdade de Direito, será expositora na mesa-redonda Globalização, Megacorporações e Regulamentação Sanitária, com a coordenadora Maria Cecília Martins Brito, do GTVISA/SUVISA; Meiruze Souza Freitas, da Anvisa (DF) e Geraldo Lucchese, do – GTVISA (DF), na sala 40, nível 2, das 16h15 às 18h.
 
Homenagem a Guimarães Rosa
Nesta edição, o Simbravisa homenageará João Guimarães Rosa. “A partir de um mergulho dos organizadores na obra do escritor, surgiu a reflexão sobre a trajetória da Vigilância Sanitária nos 30 anos de Constituição Federal e o tema que regerá o encontro”, destaca a organização do evento.
 
Abrasco
A Associação Brasileira de Saúde Coletiva, fundada na cidade Brasília (DF), em 28 de setembro de 1979, é uma associação civil de natureza acadêmico-científica e área de atuação em todo o território nacional. A missão envolve o apoio à qualificação profissional, o fortalecimento da produção de conhecimentos e o aprimoramento da formulação de políticas de saúde, educação e ciência e tecnologia para o enfrentamento dos problemas de saúde da população brasileira.
 
O Grupo Temático de Vigilância Sanitária (GTVISA) é parte da ABRASCO. Foi criado em 2001 e, desde então, tem se dedicado a estudar a área de vigilância sanitária, refletir sobre sua prática e construir conhecimentos que contribuam para a sua consolidação no âmbito da saúde coletiva. O GTVISA participa de diversos fóruns, promove e organiza eventos que visam debater e refletir sobre diferentes temas afetos à vigilância sanitária.
 
Mais informações no site do evento.
 
Redação: Cedecom 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola