Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

UFMG divulga resultado final do Vestibular 2013

A Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) da UFMG divulgou hoje, 31 de janeiro, a relação dos aprovados no Vestibular 2013 para as 6.670 vagas em 74 cursos de graduação. A lista dos classificados, disponível na página da Copeve www.ufmg.br/copeve, está em ordem alfabética por curso e modalidade de vaga, de acordo com a Lei nº 12.711 – a Lei de Reserva de Vagas.

Para saber as notas obtidas nas provas, o candidato deverá acessar a página da Copeve com seu número e senha, obtidos no momento de sua inscrição, e fazer a consulta individual. De acordo com a Lei de Reserva de Vagas e o Edital do Vestibular 2013 os candidatos optaram por uma das cinco modalidades de vagas (quatro modalidades de reserva de vagas para candidatos oriundos de escolas públicas, distribuídos de acordo com sua condição socioeconômica e autodeclarados pretos, pardos e indígenas) e uma modalidade de livre concorrência, destinada àqueles oriundos de escolas particulares, ou que, apesar de terem estudado em escolas públicas, não fizeram opção por modalidades de reserva de vaga.

As duas etapas do vestibular são independentes, ou seja, o candidato pode ter sido convocado para a segunda etapa do concurso por uma das cinco modalidades na primeira etapa e ter a aprovação no final do concurso por outra modalidade. Portanto, o candidato deverá procurar seu nome na lista de aprovados na modalidade pela qual fez opção e também na lista de aprovados na Modalidade de Livre Concorrência, pois a lei garante àqueles que optaram por uma das quatro modalidades de reserva de vagas a participação também pela livre concorrência, desde que tenham nota suficiente.

Os candidatos que não se classificaram dentro do número de vagas disponíveis para os cursos, ou seja, os excedentes ou eliminados, deverão também acessar a página da Copeve com seu número de controle e senha, obtidos no momento de sua inscrição, e fazer a consulta individual.

Dispensa 
Candidatos classificados no Vestibular 2013 – 1ª entrada ou no processo seletivo para Transferência e Obtenção de Novo Título 2013 que desejem aproveitar créditos de disciplinas cursadas na própria UFMG ou em outras instituições de ensino superior devem protocolar pedidos nos colegiados dos cursos, na segunda-feira, 4, ou na terça-feira, 5 de fevereiro.

O requerimento deve ser acompanhado do conteúdo programático de cada disciplina, com respectiva carga horária e histórico escolar.
Registro Acadêmico e Matrícula

Os candidatos aprovados no Vestibular UFMG 2013 com entrada prevista para o primeiro semestre deverão fazer o registro acadêmico e a matrícula no período de 18 a 22 de fevereiro de 2013, de acordo com escala de atendimento divulgada na página do Departamento de Controle e Registro Acadêmico (DRCA) www.ufmg.br/drca.  Todos os demais candidatos classificados para todos os cursos, em todas as modalidades de vagas, deverão ficar atentos às chamadas posteriores que serão divulgadas na página do DRCA.

A partir de 8 de fevereiro os candidatos deverão preencher, via internet, na página www.ufmg.br/drca, a ficha de cadastro para o registro acadêmico.

O registro acadêmico e a matrícula em atividades acadêmicas curriculares dos candidatos classificados no Concurso Vestibular UFMG 2013 deverão ser feitos pelo DRCA/UFMG, que fica na Unidade Administrativa III, no Campus Pampulha, avenida Antônio Carlos, 6.627, Belo Horizonte. Especificamente para os candidatos classificados nos cursos de Administração, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia, oferecidos em Montes Claros, o registro acadêmico e a matrícula em atividades acadêmicas curriculares serão realizados no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no Campus Regional da UFMG, na Avenida Universitária, 1.000, Bairro Universitário, em Montes Claros. 

No ato do registro acadêmico e da matrícula os candidatos classificados no Vestibular UFMG 2013 deverão apresentar original e cópia dos seguintes documentos: certificado de conclusão do Ensino Médio, ou equivalente; histórico escolar do Ensino Médio (no caso de candidato selecionado na modalidade reserva de vagas, no Histórico Escolar deverá constar a comprovação de ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública); documento de identidade (no caso de estrangeiro, cédula de identidade expedida pela Polícia Federal ou passaporte com visto temporário de estudante válidos); documento que comprove a quitação com as obrigações eleitorais; documento que comprove a quitação com as obrigações do serviço militar (para homens maiores de 18 anos); CPF; declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação em outra instituição pública de ensino superior brasileira (modelo disponível no endereço www.ufmg.br/drca); declaração de que não cursou em nenhum momento parte do Ensino Médio em escola particular (somente para os candidatos selecionados na modalidade reserva de vagas que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), ou Exames de Certificação de Competências ou de Avaliação de Jovens e Adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino – modelo disponível na página www.ufmg.br/drca) e duas fotografias 3 x 4 recentes, tiradas há menos de um ano, além da ficha de cadastro para o registro acadêmico que o candidato deverá preencher, via internet, na página www.ufmg.br/drca, a partir de 8 de fevereiro de 2013 (para os classificados para o primeiro semestre de 2013) e 11 de junho 2013 (para os classificados para o segundo semestre de 2013).
 
Caso o estudante tenha concluído o Ensino Médio no exterior, ele deverá apresentar o parecer de equivalência de estudos emitido pela Secretaria de Estado de Educação. As instruções e escala de atendimento para a realização do registro acadêmico e da matrícula estão divulgadas na página www.ufmg.br/drca
Dados gerais

Os candidatos ao Vestibular UFMG 2013 fizeram as provas do Enem dias 3 e 4 de novembro de 2012 e as notas foram usadas pela universidade para fazer a classificação para a segunda etapa, que aconteceu de 13 a 20 de janeiro de 2013. As 6.670 vagas foram disputadas por 18.732 candidatos, sendo 711 treineiros.

Na primeira etapa o vestibular teve 62.503 inscritos, sendo 923 treineiros . Os três primeiros cursos mais concorridos do Vestibular 2013 foram os mesmos do vestibular passado: Medicina, com 15.925 inscritos e 49,77 candidatos/vaga; Engenharia Química, com 1.451 inscritos e 24,18 candidatos/vaga; Comunicação Social (Publicidade), com 745 inscritos e 18,63 candidatos/vaga. Em quarto lugar ficou o curso de Arquitetura e Urbanismo (diurno), com 1.575 inscritos e 17,50 candidatos/vaga e em quinto, Engenharia Civil, com 3.343 inscritos e 16,72 candidatos/vaga.

Acesse a lista dos aprovados clicando aqui.

Redação: Cedecom

 

 

 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola