A UFMG comemora, no dia 6 de julho, o Dia Nacional da Ciência, em uma grande festa para celebrar as ciências, os pesquisadores, a tecnologia e a inovação. Aberta a todo o público, a iniciativa é gratuita e acontece das 9h às 16h, no Centro de Referência da Juventude (CRJ-BH), localizado na Rua Guaicurus, nº 50, centro de Belo Horizonte, e seu entorno. Será um dia cheio de atividades, com mais de 80 propostas com temas diversos, como competição de robôs, palestras sobre Fake News e impressão em 3D.
O evento é uma homenagem às datas comemorativas do Dia Nacional da Ciência e do Pesquisador, que no Brasil foram estabelecidas no dia 8 de julho. Neste ano a celebração foi adiantada para o sábado para que toda a população possa participar e entender a importância e o valor de todas as ciências para o país.
Para o diretor de Divulgação Científica da UFMG, professor Yurij Castelfranchi, a proposta é responsável por dar amplitude nacional aos trabalhos e assuntos científicos. “É uma oportunidade para os cientistas entrarem em contato direto com a sociedade. E nesse momento pelo qual passa o Brasil, em que é colocada em dúvida a relevância da academia e do saber científico, mais do que nunca a data é essencial”, ressalta.
De plantas medicinais a competição de robôs
Com atividades destinadas ao público infantil, juvenil, adulto e universitário, a comemoração busca abordar a multiplicidade das ciências. Será uma oportunidade para a população entrar em contato com a vastidão do que o conhecimento pode produzir nas áreas de saúde, biológicas, sociais, exatas, ciências da terra, engenharias, linguística, artes e agrárias.
“É mais importante do que nunca valorizar a produção científica da UFMG e da ciência mineira, sobretudo tornando mais visível tudo o que é feito no âmbito da extensão. Vamos mostrar que o conhecimento tem efeito imediato na vida de todos”, reforça Castelfranchi. “A UFMG atende, de uma forma ou de outra, dezenas de milhares de pessoas. E tem quem não perceba isso. Por isso nosso Dia Nacional da Ciência está trazendo uma diversidade extraordinária de tecnologia e inovação, das mais variadas áreas da ciência, seja humanas, exatas, biológicas ou outras”.
As atividades incluem palestras, oficinas, lançamentos de livros, exposições e apresentações musicais e teatrais. Ainda acontecem apresentações de robótica e de veículos de competição sustentáveis.
Dentre alguns dos temas tratados no evento, os participantes poderão aprender sobre a diversidade dos ácaros, odontologia para pessoas com deficiência, HIV, democracia, eleições e Fake News, recomendações do YouTube e cientistas e descobertas em quadrinhos.
As oficinas previstas incluem um laboratório para apresentação de plantas medicinais e aromáticas, observação do Sol com telescópio, montagem de luminárias com peças em corte a laser, demonstração de uma Impressão 3D, experimentações fotográficas e identificação de cobrais.
Ampliação e inclusão
O Dia Nacional da Ciência propõe o diálogo entre diferentes áreas de conhecimento, com possibilidade de envolvimento de outras instituições de ensino superior e de pesquisa de Belo Horizonte. Segundo Yurij Castelfranchi, este ano a comemoração foi pensada para acontecer em grande estilo, contando com o apoio de diversos parceiros.
Além da organização da SBPC e da UFMG, a festa de Belo Horizonte terá a participação da Universidade do Estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (UEMG), do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (Cefet-MG), da Fiocruz Minas, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (Fapemig), do CRJ-BH, da Fundação Ezequiel Dias (Funed), do Espaço do Conhecimento UFMG, da Santa Casa de Belo Horizonte.
A própria escolha do local de realização, o Centro de Referência da Juventude, também foi feita com intuito de potencializar o alcance da data. “O centro é um espaço frequentado por jovens de diversos grupos sociais, o que incentiva o acesso de todos a essa comemoração”, explica Castelfranchi.
Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador
Duas leis, uma de 2001 (Lei: 10.221/2001) e outra de 2008 (Lei: 11.807/2008), instituíram, respectivamente, o dia 8 de julho como o Dia Nacional da Ciência e Dia Nacional do Pesquisador. A escolha da data foi uma homenagem à criação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), ocorrida em 1948. A comemoração nacional é realizada pela própria SBPC, com atividades espalhadas por diversas cidades.
Outras informações sobre o evento pelo e-mail ddc-conhecimentoparatodos@proex.ufmg.br ou pela página https://bit.ly/2ZsXnKi.
Redação: Cedecom