A Colação de grau da turma “Prof. Antônio Último de Carvalho”, do 1º semestre de 2013, aconteceu na manhã desta terça-feira, 30 de julho de 2013, no Auditório da Escola de Veterinária. Foi um momento de homenagens, lembranças e sentimento de missão cumprida, vivido pelos alunos, familiares e amigos, e que emocionou à todos que estiveram presentes.
O formando Felipe Santiago Santos, que proferiu o discurso em nome da turma, emocionou e divertiu os alunos, relembrando os momentos vividos por eles. Felipe falou também do futuro dentro da profissão e da diversidade de áreas de atuação, “para mim o curso de Medicina Veterinária deveria se chamar Curso Universal”, afirmou ele. A aluna Paula Pereira de Almeida proferiu o juramento e, junto com os outros 36 formandos, prometeram honrar os ensinamentos e serem conscientes do dever como médicos veterinários.
O destaque de melhor média dentre os alunos formandos foi da aluna Raquel Elvira Guerra de Moura, que recebeu do presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Nivaldo da Silva, um “Certificado de Honra ao Mérito” e um botton alusivo à Medicina Veterinária. Para Raquel “não foi uma jornada que eu fiz sozinha, eu consegui com ajuda dos meus colegas e dos meus professores. Daqui para frente, eu espero crescer na minha vida profissional e me especializar em clínica de pequenos animais”.
O professor Antônio Último de Carvalho, nome da turma, se emocionou ao agradecer o carinho dos alunos e afirmou estar muito feliz com a grande homenagem recebida. “Um dia um aluno me perguntou: professor, o senhor não cansa de ser homenageado, não?, e eu disse assim: olha, se viessem me bater todo dia eu iria cansar de apanhar, mas não tem como cansar de receber carinho”, se alegra. O professor ainda acrescentou que os alunos e professores estabelecem relações de proximidade ao longo do curso, e que cabe ao professor motivar e incentivar os alunos, além de ajudar na busca pelo conhecimento. “A nossa Escola promove muitos momentos com os nossos alunos através das atividades de campo. A gente viaja junto, sai junto, então é muita interação”, afirmou ele.
Na mesa de honra estavam: o reitor da UFMG, prof. Clélio Campolina Diniz; o diretor da Escola, prof. José Aurélio Garcia Bergmann; o coordenador do curso de Medicina Veterinária e homenageado da turma, prof. Marcelo Resende de Souza; o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV-MG), Nivaldo da Silva; a paraninfa da turma, profa. Sandra Gesteira Coelho, o patrono e nome da turma, prof. Antônio Último de Carvalho; o professor homenageado, Fernando Antônio Bretas Viana; a servidora homenageada, Rosemeire Silva Arifa e o representante do Diretório Acadêmico prof. Alberto Monteiro Wilwerth, Rafael Henrique Figueiredo.
A entrega dos cartões da diretoria, quando cada aluno foi chamado para receber o canudo simbólico, foi um momento de muitos aplausos e felicitações. Os familiares e amigos que estavam presentes se alegraram e se comoveram com essa conquista. Ao encerrar a cerimônia, o reitor parabenizou a turma e os familiares, desejou sucesso aos formandos, e se referiu à Escola de Veterinária como “padrão de excelência”. “É sempre com muita satisfação observar que a Escola de Veterinária da UFMG é uma das melhores escolas veterinárias do país, isso é um orgulho para todos nós.”, afirmou ele.
Foi o encerramento de mais um ciclo da Escola de Veterinária da UFMG. Os alunos estão de parabéns e, com certeza, preparados para essa nova etapa.