O Laboratório de Genética da Escola de Veterinária da UFMG, sob a coordenação da professora Denise Aparecida Andrade de Oliveira, tem desenvolvido, dentro do projeto Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Informação Genético-Sanitária da Pecuária Brasileira (INCT-IGSPB), com a cooperação da empresa Valid Biotecnologia, tecnologias inovadoras, capazes de permitir a certificação de pureza dos derivados lácteos da cadeia produtiva do leite de búfala.
A técnica, pioneira no país, permite a certificação de 100% da pureza dos produtos de toda a cadeia produtiva, desde a matéria prima até o produto final.
A técnica foi desenvolvida, a princípio, para atender a demanda da Associação Brasileira de Criadores de Búfalos (ABCB), que necessitava de uma ferramenta que permitisse garantir a autenticidade dos produtos lácteos para que a ABCB pudesse então, emitir o selo de pureza. “Alguns laticínios estavam sendo prejudicados pela concorrência de outros que adicionam leite de vaca aos produtos, tendo, assim, mais lucro. Até então não havia nenhuma ferramenta que permitisse a detecção da fraude. O que fizemos foi disponibilizar essa ferramenta”, explica Bruno Brasil, biólogo e pós-doutor da Escola de Veterinária e sócio da Valid.
A vantagem da técnica desenvolvida é que evita maneiras de burlar a certificação, uma vez que não há indício de quando e onde o fiscal fará a visita para coletar o produto. “A ABCB é a instituição que colhe e envia ao laboratório as amostras de queijos a serem analisadas. Assim recebemos testes cegos, de forma que não sõ identificadas nem a logo nem a origem das amostras recebidas, evitando, assim, qualquer tipo de tendenciamento”, descreve Bruno Brasil.
Os testes utilizam fragmentos do DNA provenientes de células somáticas presentes no leite, as quais não sofrem degradação durante a produção dos queijos.
A técnica já está sendo ampliada e testes em queijos de cabra e ovelha já estão em processo final de padronização.
A parceria da Valid com o INCT ajuda a combinar um pensamento acadêmico com a aplicação prática. É uma sinergia em prol da garantia e segurança do bem estar social e econômico do consumidor.