Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Simpósio sobre sustentabilidade e produção animal foi sediado na Escola

O “5° Simpósio Nacional em Produção Animal e Ambiente: em busca de resiliência” trouxe para a comunidade da Escola de Veterinária diversas palestras sobre vários temas, mostrando técnicas alternativas que podem melhorar a produção e aumentar a produtividade com uma exigência menor de recursos naturais.
 
Durante a abertura o palestrante Chaouki Benchaar, pesquisador canadense mostrou as formas e métodos analisadas por ele para reduzir a mitigação de metano. Durante a pesquisa ele analisou elementos como a alimentação do gado e aditivos e como eles influenciavam a quantidade de metano produzido no intestino de animais ruminantes.
 
O evento, que aconteceu nos dias 17 e 18 de outubro de 2019, mostrou para a comunidade a importância de conciliar a produção animal com a sustentabilidade, uma preocupação que cresce nos últimos anos dentro da sociedade.
 
Ângela Maria Quintão Lana, professora do Departamento de Zootecnia e coordenadora do simpósio, ressalta a preocupação com a escassez de recursos naturais nos dias de hoje e a necessidade da pesquisa científica nesta área. “Precisamos estar atentos à preservação dos recursos naturais. A demanda por alimentos tem aumentado a cada ano e os recursos necessários à produção pecuária estão cada vez mais limitados. É importante estudar estratégias para produzir de forma mais eficiente e mais sustentável”.
 
 
O palestrante Marcos Chiquitelli abordou a tendência atual de desenvolver a produção somada ao bem-estar animal. Em sua palestra, ele destacou as melhorias nos rebanhos bovinos que recebem sombreamento no pasto e mostrou diversas ações voltadas para atender as necessidades dos animais pensando em facilitar o manejo e ao mesmo tempo melhorar o desempenho destes no sistema produtivo. “Espero que essas informações sirvam para que a gente possa trabalhar e lutar para que esses animais recebam melhores tratamentos e melhor qualidade de vida”.
 
 
O simpósio teve uma abordagem voltada para o produtor rural, discutindo questões práticas de implantação dos sistemas de integração à lavoura, pecuária e floresta. Como disse a engenheira agrônoma Maria Machado Viana “quem vai fazer a recuperação de pastos é o produtor rural, ele é fundamental para melhorar o panorama das pastagens do Brasil”.

Últimas Notícias

Março de 2024
D S T Q Q S S
0102
03040506070809
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola