A Reitoria da UFMG decidiu normalizar o atendimento do Restaurante Universitário (RU) Setorial II a partir desta segunda-feira, 22 de outubro. O atendimento do RU ao público foi suspenso temporariamente na última quinta-feira por causa da insustentável situação criada por um grupo de estudantes, que há três semanas vinha incentivando os usuários a não efetuar o pagamento pelas refeições consumidas.
A decisão foi tomada em reunião que a vice-reitora Rocksane de Carvalho Norton realizou, na sexta-feira, 19 de outubro, com grupo de alunos liderado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE).
Além da reabertura do RU Setorial II, foi definida a constituição de comissão para analisar a atual política de assistência estudantil da UFMG. Essa comissão será integrada pela vice-reitora, pela Coordenadoria de Assuntos Comunitários (CAC), pela Diretoria para Assuntos Estudantis (DAE) e por três representantes do quadro discente.
Nova reunião está agendada para o próximo dia 26 de outubro, quando o grupo de estudantes liderado pelo DCE vai apresentar à Reitoria proposta de revisão dos preços da refeição pagos pelos estudantes enquadrados nos níveis II e III da escala socioeconômica da Fundação Universitária Mendes Pimentel (Fump) e sugerir critérios de classificação de assistidos no Nível IV.
Também ficou acertado que esses estudantes vão propor medidas visando à redução global dos custos das refeições. As propostas serão examinadas na reunião do dia 26 e posteriormente apresentadas ao Conselho Universitário em sessão extraordinária.
Redação:Cedecom