Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Serviço de Escuta Acadêmica da Escola permanece com o atendimento online

Com a suspensão das atividades acadêmicas e administrativas da Escola de Veterinária, devido à pandemia provocada pela Covid-19, os atendimentos da Escuta Acadêmica (individual ou em grupo — rodas de conversa) permanecem sendo realizados, de maneira remota, via Skype.
 
Desde 2018, o Serviço de Escuta Acadêmica oferece um ambiente de acolhimento e diálogo para a comunidade da Escola. O projeto, que é realizado pela servidora técnico-administrativo Margaret Araújo, juntamente com a Comissão “DE BEM COM A VIDA” e a Diretoria, busca atender as demandas específicas dos estudantes de Graduação, Pós-Graduação e Residentes, relacionadas às questões acadêmicas e/ou de outra natureza. 
 
Os objetivos do serviço estão de acordo com a Política de Saúde Mental da Universidade, já que busca, por intermédio de uma escuta diferenciada, auxiliar os alunos na solução de problemas e dificuldades ligados a assuntos pessoais, bem como situações de excepcionalidade associadas a circunstâncias acadêmicas.
 
Os estudantes que procuram a Escuta Acadêmica da Escola de Veterinária são acolhidos com respeito, sigilo profissional e cuidado. Nesse sentido é necessário saber ouvir o que o outro tem a dizer e buscar expandir as suas possibilidades no meio institucional. 
 
Informamos alguns dos principais motivos de busca pelo Serviço de Escuta Acadêmica:  
 
a) Propiciar um espaço para o diálogo e acolhimento aos estudantes de Graduação em Medicina Veterinária e Aquacultura, Pós-Graduação e Residência da Escola de Veterinária da UFMG relacionados às questões acadêmicas e/ou de outra natureza, buscando auxiliar o aluno na solução de conflitos e dificuldades interpessoais que estejam interferindo e prejudicando o seu desempenho acadêmico;
 
b) Realizar acolhimento, orientação e encaminhamentos necessários dos alunos com demandas sobre questões institucionais (disciplinas, professores, curso, planejamento do percurso acadêmico, e outros) auxiliando-os no desenvolvimento de habilidades interpessoais necessárias ao seu bom desempenho acadêmico;
 
c) Acolhimento e orientação aos alunos com dificuldades com o ERE (Ensino Remoto Emergencial), ajudando-os a compreender melhor as suas dificuldades, a estabelecer prioridades e rotinas de estudo e a melhor interagir com colegas e professores do curso;
 
d) Orientação sobre Trancamentos de Matrícula (Total e Parcial), Regime Especial, Rendimento Semestral Baixo, Recursos para Reinclusão Administrativa;
 
e) Mediação e orientação quanto às especificidades dos alunos portadores de Necessidades Especiais, juntamente com o NAI (Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFMG;
 
f) Mediação em Rodas de Conversa (individual e em grupo) para todos os membros da Comunidade da Escola de Veterinária;
 
Para agendar um atendimento na Escuta Acadêmica, entre em contato através do email: escuta@vet.ufmg.br.
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola