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Notícia

Seminário de Autoavaliação do PPGCA foi apresentado na última sexta-feira

     Nesta sexta-feira, dia 12 de março de 2021, o Colegiado de Pós-graduação em Ciência Animal realizou o Seminário de Autoavaliação do Programa. O evento, que faz parte da comemoração aos 50 anos do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, teve início às 14h e foi aberto com algumas palavras da professora Zélia Lobato: “Estou muito feliz de participar desse seminário, pois considero o encontro de hoje um grande avanço para o nosso Programa de Ciência Animal. […] Considerando que, quando bem conduzidos, os processos de autoavaliação vão interferir na vida dos avaliados, fica claro para mim que a participação coletiva, que hoje está representada por essa discussão que faremos, não só vai enriquecer a oportunidade de  reflexão sobre nossos defeitos e qualidades, mas também vai atribuir a cada um de nós, que hoje temos a chance de participar desse encontro, a responsabilidade de caminhar no sentido das mudanças que essa autoavaliação vai nos empurrar”, além de agradecer aos professores responsáveis pela autoavaliação. A seguir, o professor Henrique César Pereira Figueiredo parabenizou todas as diversas partes do PPGCA, como estudantes e professores, que continuaram trabalhando duro, “o que é louvável em nossa situação atual”, disse o professor. Contextualizou também a importância dos processos de autoavaliação e planejamento estratégico dos programas de pós-graduação no âmbito da CAPES e os avanços esperados pela realização do processo de autoavaliação do PPGCA.

 

     A professora Silvana de Vasconcelos Cançado, coordenadora da Comissão de Autoavaliação, prosseguiu o seminário apresentando o relatório de autoavaliação. Logo no início de sua fala, a professora salientou a importância do processo de autoavaliação, “Segundo a própria CAPES, essa avaliação interna é importante para a formação da identidade, da heterogeneidade e aumenta o envolvimento das pessoas no sistema. Então quanto mais um programa se autoavalia, as pessoas se identificam e se envolvem com o Programa”.
     O período avaliado no evento foi de outubro de 2020 a fevereiro de 2021, e os quesitos analisados giraram em torno das respostas dos formulários respondidos por discentes, docentes e técnicos administrativos. O objetivo foi avaliar diferentes partes do programa, como disponibilidade de informação, critérios de avaliação, qualidade das teses e dissertações, entre outros. As respostas coletadas não foram divulgadas de modo individual, para respeitar a privacidade daqueles que responderam, sendo então os dados consolidados utilizados para o debate.
     Outro ponto examinado pela comissão foi a produção de artigos científicos pelo PPGCA e o número de citações desses. Comparado a outros programas avaliados como nível 7 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), a UFMG foi a que mais publicou artigos, ficando à frente de programas também de destaque no país, como os da USP e UFSM. Porém, a produção do PPGCA ficou abaixo da produção da USP no chamado índice h, que quantifica a produtividade e o impacto de pesquisas individuais ou em grupos baseando-se nos artigos mais citados. Apesar do PPGCA de produzir mais artigos, estes são menos citados do que os produzidos no programa similar, na USP.
 


 

     O evento contou também com a participação de um docente convidado como avaliador externo à Escola de Veterinária, o professor Vasco Ariston de Carvalho Azevedo, que é professor de titular de genética de microrganismos, no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. Dentre os pontos avaliados pelo convidado, destacou-se a questão da internacionalização do Programa.  Na visão do professor as ações de internacionalização do PPGCA podem ser incrementadas, inclusive com estímulo à vinda de professores visitantes estrangeiros para atuarem no Programa. O professor também apontou que a proporção de artigos publicados em inglês pode ser melhorada e que isso contribuirá para a elevação da inserção internacional e visibilidade do Programa.

     O seminário foi encerrado no painel seguinte, onde os professores Henrique César Figueiredo, Silvana Cançado, Renato Santos, Jenner Karlisson dos Reis, Vasco Ariston e a aluna Priscila Natália Pinto discutiram com a comunidade presente os diversos resultados obtidos pelo processo de autoavaliação, bem com os pontos a serem considerados no planejamento estratégico do Programa, para o quadriênio 2021-2024.

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