Universidade Federal de Minas Gerais

Semana do Conhecimento começa com apresentação de trabalhos

Começa hoje, 17 de outubro de 2011, o UFMG Conhecimento e Cultura, que acontece esta semana em toda a universidade. O evento tem o objetivo de promover a socialização dos trabalhos acadêmicos desenvolvidos em diversas Unidades, por meio da apresentação de trabalhos de pesquisa, ensino e extensão. A Escola de Veterinária não fica de fora dessa, nesta segunda-feira estão sendo realizadas apresentações de estudantes do  GIP – Grupo de Iniciação Científica – espalhados nos auditórios e salas do prédio de Veterinária.

O evento conta com uma diversidade grande de temas e abordagens. 173 alunos de Iniciação Científica apresentam 287 trabalhos que serão julgados por uma banca de professores dividida em 20 comissões, amparados por critérios pré-estabelecidos como clareza, desenvoltura, objetividade, conhecimento do tema e resultados. Diferentes da última edição, não serão apresentados trabalhos no formato de pôsteres, adotando as apresentações orais como única forma de exposição das pesquisas.

A aluna do 8° período do curso de Medicina Veterinária, Juliana Marques Bicalho, apresentou um trabalho sobre sanidade em bovinos e acredita que a Semana do Conhecimento traz além dos conhecimentos nas áreas especificas, outros benefícios como pesquisas de materiais, bibliografias, montagem de apresentações que podem ser muito importantes para a formação acadêmica dos estudantes. “Aqui nasce uma ideia inicial, mas que pode ser ampliada para muitos projetos futuros.”, afirma Juliana.

O Professor Iran Borges, do Departamento de Zootecnia, participa da banca avaliativa e entende que a Semana do Conhecimento é muito importante para somar e agregar conhecimentos para a comunidade acadêmica através da relação entre os grupos de pesquisa. “O aluno sai um pouco do conteúdo engessado da sala de aula e aumenta sua capacidade de observação”, acrescenta Iran. Ele também acredita que as apresentações funcionam como um indicativo de qualidade, nas quais se tem notado o alto nível dos trabalhos que refletem o grau de maturidade que o projeto de iniciação científica provoca no estudante.

As apresentações continuam na parte da tarde, a partir das 13h, nas salas do terceiro andar e nos auditórios dos departamentos da Escola de Veterinária. Os trabalhos serão avaliados e as notas serão divulgadas amanhã, dia 18, e os melhores trabalhos serão selecionados para se apresentarem sexta-feira, dia 21, no prédio da Reitoria.