Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Semana Brasileira de Enfermagem da UFMG terá programação online

Nesta terça-feira, 12 de maio, Dia Mundial do Enfermeiro, a Escola de Enfermagem da UFMG (EEUFMG) inicia sua programação on-line da 81ª Semana Brasileira de Enfermagem, com o tema central Qualidade da Enfermagem e Saúde na Defesa do SUS.
 
Às 19h30 será realizada, por meio de live no Instagram da Escola (@eeufmg), a abertura oficial com diretora da Escola de Enfermagem, professora Sônia Maria Soares. Em seguida, às 20h, a professora do Departamento de Enfermagem Básica Fernanda Batista Oliveira Santos, vai abordar o tema De Florence Nightingale aos dias atuais: para onde caminha a enfermagem  brasileira.
 
No dia 13, às 16h, a professora do Departamento de Enfermagem Aplicada Maria Odete Pereira e a enfermeira Rosiane Azevedo Faleiro Rodrigues, farão live sobre Saúde mental: enfrentamento e manejo clínico em tempos de Covid-19. Às 19h, a professora do Departamento de Enfermagem Básica Andreza Werli-Alvarenga vai falar sobre Manejo Clínico dos pacientes infectados com Covid-19 em unidades de Terapia Intensiva.
 
No dia 14, às 19h, a indicação é para live do Departamento Científico de História  da Enfermagem (@dhe.aben) que vai abordar Enfermagem contra o Covid-19: panorama histórico em Portugal, Ilhas Canárias e Brasil, com Paulo Pina Queiroz (Portugal), Francisco Javier Molina (Espanha) e Maria Itayra Padilha (Brasil).
 
Coronavírus: testes rápidos e moleculares –implicações para o cuidado de enfermagem será tema da live da professora Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública Tércia Moreira Ribeiro da Silva, no dia 15 de maio, às 19h.
 
Dia 16, 10h, serão apresentadas práticas terapêuticas integrativas para o cuidado dos profissionais de enfermagem no enfrentamento da pandemia sob responsabilidade das professoras Célia Maria de Oliveira, Tânia Couto Machado Chianca e Carla Aparecida Spagnol.
 
Na segunda-feira, 18, às 10h, teremos uma live com as professoras Solange Cervinho Bicalho Godoy e Eliane Marina Palhares Guimarães sobre Teleconsultoria e pandemia Covid-19. Às 19h, a professora do Departamento de Enfermagem Aplicada Merielle Tavares tratará sobre Profissionais de Enfermagem para o cuidado a pacientes com Covid-19: quantitativos  e implicações normativas.
 
No dia 19 de maio, às 15h, o tema será Enfermagem obstétrica e sua força de trabalho em tempos de Covid-19: um retrato das ações no Brasil – ABENFO, com a professora  Kleyde Ventura de Souza, presidente da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras Nacional (ABENFO),  Juliana do Carmo, presidente da ABENFO Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais e convidados.
 
Os desafios da Enfermagem frente à pandemia da Covid-19 no contexto hospitalar na perspectiva da Gestão serão abordados em videoconferência pelos enfermeiros do Hospital das Clínicas da UFMG Paula Barcelos Vasconcelos, Ronan de Souza e Thais Oliveira Gomes, com a moderação da professora Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública Juliana Marcato.
 
Na programação do dia 20, às 15h, as alunas do curso de Enfermagem Biannka Melo e Ana Luíza Silva (Diretório Acadêmico Marina Andrade Resende) farão uma live com o tema No campo de prática durante a pandemia? Relato de experiência de discentes da EEUFMG. Às 19h os professores do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública abordarão os desafios da Enfermagem frente a pandemia da Covid-19 no contexto da atenção primária.
 
O encerramento contará com uma live cultural às 20h, com o músico Thiago Gazzinelli Haddad Antonio, do projeto Seresta da Quarentena, da Escola de Belas Artes em parceria com o Laboratório de Gestão de Pessoas (Lagepe) da Escola de Enfermagem.
 
A comissão organizadora da Semana de Enfermagem da EEUFMG é composta pelas professoras Sônia Soares, Fernanda Batista, Kleyde Ventura, Rita Marques e Carolina Caram. A 81ª Semana Brasileira de Enfermagem é promovida pela Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn) – âmbito Nacional, Seções dos estados e do Distrito Federal e Núcleos.
 
 
 
 
Redação: Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola