No dia 28 de novembro de 2024, sob coordenação técnica da servidora Marilia Regina S. Rodrigues, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva, foi realizada a segunda edição do evento de extensão: Dia do ABC – Aprender, Brincar e Conhecer a Fazenda da Escola de Veterinária da UFMG, que contou com a presença de técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Educação, professoras e alunos da Escola Municipal Maria Constância da Silva Moreira e da Escola Municipal Maria das Graças Dias Maldonado, as duas do Município de Igarapé.

O propósito foi levar conhecimento sobre áreas que envolvem a saúde animal, a saúde humana e o meio ambiente para fora da sala de aula, proporcionando aos visitantes a oportunidade de conhecerem a Fazenda da Escola de Veterinária.
Durante o evento, as crianças participaram das oficinas que foram desenvolvidas e realizadas por docentes, técnicos e discentes da EV, utilizando recursos didático-pedagógicos facilitadores da aprendizagem com os seguintes temas:
- Boas práticas de prevenção de doenças infecto-parasitárias: higienização das mãos e alimentos.
- Semeando Saúde Única – Identificação de Cobras Peçonhentas
- Visita guiada ao setor de Bovinos de Leite
- Oficina de extração de DNA dos alimentos
- Aquaponia
- Mostra de coelhos em gaiolas
- Robótica – Automação e monitoramento animal
- Qualidade da Água
- “Conte o dia fazendo arte” – Em seguida foi feita a troca da arte por 1 surpresa (kit com 1 livro e 1 brinquedo) doados pela comunidade acadêmica durante campanha de arrecadação realizada na Escola de Veterinária.

Após participarem de todas as oficinas, as crianças levaram para a Escola a proposta de uma atividade memorável que consistia em colorir uma folha com um desenho e compartilhar suas experiências do dia. Ao final do Evento, foi entregue uma surpresa especial: os kits contendo um livro e um brinquedo, doados pelos membros da Comunidade Acadêmica em uma campanha organizada pela Escola de Veterinária.

Os alunos também foram convidados a compartilhar seus sonhos sobre o que desejam ser no futuro Durante a atividade, receberam uma cartilha informativa destacando que a universidade é gratuita, que o ingresso ocorre por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e apresentando as políticas de assistência estudantil, voltadas a garantir o acesso, a inclusão, a permanência e a conclusão do curso para estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

A importância do envolvimento coletivo foi ressaltada, destacando que somente com o esforço conjunto é possível realizar algo que demanda tantas etapas. Ao mesmo tempo, foi enfatizado que essas iniciativas promovem momentos de grande satisfação, união e altruísmo, contribuindo para o fortalecimento das relações interpessoais antes, durante e após o evento.
Os depoimentos dos participantes, apresentados a seguir, demonstram uma avaliação muito positiva da experiência:
Professor Jenner – Chefe do DMVP
“O projeto ABC tem sido uma excelente oportunidade da Escola de Veterinária e a da UFMG exercerem o papel social e de cidadania levando de maneira lúdica o conhecimento para as crianças das escolas de Igarapé/MG, Mais do que isso é promover o despertar da curiosidade científica e da busca pelo saber para que as crianças possam vislumbrar um futuro de mais aprendizado e sabedoria que transformam o mundo em um lugar melhor.”

Henrique – Aluno da Escola de Veterinária
“Foi um dia incrível! É sempre muito bom ver a alegria das crianças, não só com os presentes, que são o ponto alto do dia, mas com as explicações dos participantes do projeto nas diferentes estações e principalmente com os animais. Eles realmente se divertem! Espero que a Marília possa continuar tendo força e ânimo para continuar prosperando com esse projeto, pois sem dúvidas, nessas duas edições que participei, percebi o impacto positivo que ele causa nas crianças de Igarapé!”

Luzete Ornelas Queiroz – setor Editora
“É uma oportunidade de oferecer às crianças convidadas a conhecerem o projeto uma experiência lúdica e cheia de alegria. Elas puderam conhecer os animais de perto, conhecer um pouco da pesquisa científica e ao final manifestar seu contentamento através das cores e nos brindando com suas expressões de gratidão em cada sorriso ao receberem a surpresa. Uma experiência de trocas de conhecimentos e afetos. Além disso, é mais uma vez, a prova de que devemos continuar compartilhando o que aprendemos na Universidade, conhecimento, gratidão e valores!”

Namíbia Rizzari Leite – Técnica Agropecuária da Fazenda de Igarapé
“Ano passado participei do projeto como visitante, este ano tive a oportunidade de participar como membro e foi uma experiência muito enriquecedora.
Como pontos positivos gostaria de parabenizar a eficiência e empenho de toda a equipe. Todas as atividades estavam muito bem elaboradas e prendiam a atenção de todas as crianças.
A quantidade de alunos agraciados foi satisfatória. Mesmo não conseguindo atender todo o município, por uma questão de espaço, a Fazenda estava cheia e ainda assim conseguimos rodar com as crianças em todas as oficinas sem nenhum contratempo.”

As fotos do evento estão disponíveis aqui. É permitido o uso das imagens desde que conferido o crédito aos autores e com fins não comerciais. Para realizar alterações nas fotos é necessário solicitar permissão.
Caso necessário, entre em contato com a Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária.
Equipe
Antônio C. (supervisão), Luísa Aguiar e Wanessa Lina (redação), Henrique Poppius Cruz (Membro do Projeto ABC – fotografia).