Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Saiba a importância da higiene bucal em pets

O mau hálito presente em cães e gatos, muitas vezes, é visto como algo comum. Entretanto, ele é um indicativo de que o animal está com a boca doente. O acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes dos bichos é resultado de um descuido com a higienização oral dos animais. Awilson Viana, atual responsável pelo setor de odontologia no Hospital Veterinário da Escola de Veterinária da UFMG, em conversa, explicou que “as doenças de maior prevalência são as periodontais, que são ocasionadas pelo acúmulo de placa bacteriana. Alguns tratamentos envolvem somente a raspagem do cálculo dentário e o polimento da superfície dentária dos animais, porém outros envolvem além da raspagem e polimento, a extração dentária e até outras intervenções”.
 
Por falta de cuidado, a placa bacteriana formada pode atingir as estruturas de suporte (gengiva) e sustentação dos dentes, o que poderia causar perda de dentes, gengivite, sangramentos e, principalmente, agravar o mau hálito. Além disso, há risco dessas bactérias atingirem a corrente sanguínea, podendo alcançar o coração e os rins. Awilson esclarece que “uma vez instaladas as doenças e quando já ocorreram lesões, a odontologia veterinária realiza a paralisação deste processo. Não há como regenerar a gengiva, por exemplo, e voltar ao o que era antes. Se houver necessidade, o dente deverá ser extraído. Mas se o proprietário tomar as medidas preventivas, isso pode ser evitado”.
 
O médico veterinário Awilson ressalta que “a odontologia veterinária é responsável pelo diagnóstico e tratamento das enfermidades que acometem a cavidade oral de animais. Em algum momento da vida, o animal vai desenvolver uma doença na boca, alguns de forma mais intensa, outros menos. Isso dependerá do porte, da raça e da pré-disposição individual”. Por isso, é importante que os proprietários se informem e realizem a higiene bucal de seus pets de forma eficaz. 
 
Prevenção
Parte da prevenção pode ocorrer dentro de casa mesmo, com a escovação periódica dos dentes do animal. Deve-se utilizar uma escova pequena e macia, além de creme dental indicado para pets. “A escovação dentária deve ser feita no mínimo uma vez por dia. Essa atividade deve começar ainda na fase filhote do animal, para que seja possível o adestramento e uma escovação sem traumas. Isso previne a formação da placa bacteriana e de cálculo dentário”, explica Awilson.
 
Um animal saudável, a partir dos 4 anos de idade, deve ser levado ao veterinário para iniciar o acompanhamento e a remoção de cálculo dentário. É importante também que a cada 6 meses se faça uma avaliação da saúde bucal do animal. Além disso, caso o proprietário observe perda de peso, de apetite ou de dentes, e mau hálito, é recomendado levar o animal até um especialista. 
 
Atendimento no Hospital Veterinário
Os procedimentos de tratamento periodontal devem ser feitos com o animal anestesiado, incubado, imóvel e contido de forma a manter a segurança do paciente e de quem realiza o serviço. No Hospital Veterinário, há uma equipe que realiza o atendimento, além de toda a aparelhagem necessária para realização dos procedimentos de patologias de cavidade oral.
O atendimento ocorre todas as terças-feiras, a partir de 13h. As consultas podem ser agendadas na recepção do hospital e pelo telefone (31) 3409-2000.
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola