A Revista da Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais acaba de ser lançada na internet. O mais recente número da publicação ganhou versão online, que está, desde esta quinta-feira, 07 de fevereiro, abrigada em seu novo sítio na rede mundial de computadores: www.ufmg.br/revistadaufmg.
A página eletrônica oferece várias funcionalidades. Os visitantes que acessarem o sítio poderão folhear virtualmente a publicação, fazer o download da edição completa ou, ainda, ler e copiar os artigos separadamente. Também terão à disposição todas as informações necessárias para a submissão de artigos para o próximo número da Revista, cujo prazo de envio se encerra em 31 de março.
Realizada com apoio do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) e do Centro de Comunicação (Cedecom), a Revista da Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais é uma das mais antigas publicações do gênero produzidas no Brasil. Criada em 1929, teve sua circulação interrompida em 1969 e, por iniciativa da atual gestão da UFMG, foi relançada em 14 de dezembro de 2012. Com moderno projeto gráfico e linha editorial totalmente reformulada, buscará tratar, a cada número semestral, de uma temática contemporânea específica de modo transdisciplinar, envolvendo especialistas de diversos campos do conhecimento. Na edição de reestreia, a revista explora o tema “Corpo”, por intermédio de 11 artigos, uma entrevista e um poema.
Mudanças nos anos 50
Segundo o pró-reitor de Planejamento da UFMG e editor da Revista, João Antonio de Paula, a publicação surgiu como relatório de atividades e decisões de congregações e conselhos, com periodicidade irregular. Até os anos 1950, foram veiculados em alguns números poucos artigos acadêmicos. É nessa mesma década, no entanto, que a Revista passou por mudanças e ganhou novo perfil editorial, assumindo caráter de publicação científica.
Autor do artigo que abre a edição reinaugural da Revista, no qual é discutida a sua origem e desenvolvimento sob uma perspectiva histórica ampla, João Antônio afirma ter se surpreendido com a produção científica revelada nas páginas da publicação. Somente entre 1950 e 1969, foram divulgados 124 artigos de 33 áreas do conhecimento, traduzindo o profícuo ambiente intelectual e científico da UFMG.
Submissão de artigos
“Cidades” é o tema da próxima edição, que receberá artigos até 31 de março. Segundo a professora responsável por esse número da Revista, Heloisa Soares de Moura Costa, o assunto foi escolhido por sua pertinência e abrangência. “A cidade é um tema que atinge a todos e há inúmeras maneiras de pensá-lo, a partir de diferentes enfoques”, salienta, observando que muitos pesquisadores têm se debruçado sobre a referida temática.
Docente do Instituto de Geociências (IGC), Heloisa Moura Costa explica que a submissão de artigos é uma das novidades desta próxima edição, uma vez que na anterior os trabalhos foram enviados a partir de convite direcionado a autores selecionados. A ideia, agora, é fomentar a participação da comunidade e de outras instituições do país e do exterior. “Esperamos receber um grande volume de trabalhos”, diz. Veja abaixo as normas editoriais para a submissão dos textos.
Chamada de artigos e normas editoriais de submissão de textos
A Revista da Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , em sua nova fase de consolidação como veículo de divulgação científica e reflexão teórica, convida a comunidade a submeter artigos para o seu próximo número, sobre o tema Cidades. Por seu caráter amplo e aberto, que transcende fronteiras disciplinares e constitui parte do cotidiano vivido pela maioria da sociedade, estimula-se que o tema Cidades seja abordado nas múltiplas dimensões, formas, sentidos, necessidades e sentimentos que suscita.
Os artigos devem ser adequados às normas para publicação e enviados à Comissão Editorial até 31 de março de 2013 por meio eletrônico ao seguinte endereço: revistadaufmg@ufmg.br. Também podem ser encaminhados pelo correio aos cuidados de Lucília Niffinegger, no seguinte endereço:
Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais – Faculdade de Ciências Econômicas
Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional
Av. Presidente Antônio Carlos, n° 6627 – sala 3011, Campus Pampulha
CEP: 31270-901, Belo Horizonte – MG
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone: +55 31 3409 7231.
Normas para publicação
O Conselho Editorial da Revista da Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais recebe textos de autores convidados e também daqueles que desejam submeter seus trabalhos por iniciativa própria. As contribuições são avaliadas pelo Conselho Editorial e por pareceristas ad hoc, reservando-se o direito da Revista de propor modificações com a finalidade de adequar os artigos e demais trabalhos aos seus padrões editoriais.
O crédito dos autores deve conter titulação e filiação institucional. Os textos encaminhados à Revista devem ser apresentados em editor de texto Word, máximo de 25 páginas, fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinhas de 1,5, margens de 3 cm e em formato A4. O texto deve estar acompanhado de resumo de até 120 palavras e três palavras-chave, em português e inglês. Citações com até três linhas devem constar no corpo do texto, entre aspas. A partir de quatro linhas, devem ser colocadas em destaque, sem aspas, com corpo de fonte 10 e margens recuadas em quatro centímetros à esquerda.
Tabelas e quadros devem ser inseridas e indicadas no texto. Devem ser também enviadas em arquivos separados nas extensões doc ou xls. O mesmo procedimento deve ser adotado em relação às figuras (mapas, gráficos, ilustrações e fotos). Além de indicadas e inseridas no texto, devem ser remetidas em arquivos separados com resolução de 300dpi e tamanho mínimo de 10×10 cm. Preferencialmente, gráficos devem ser enviados em formato que permita a edição (por exemplo, com extensão xls), para que sejam adequados ao projeto gráfico da Revista. As imagens, como fotos e ilustrações, dentre outras, devem ser acompanhadas de autorização para publicação, de seus respectivos autores. Referências bibliográficas devem obedecer aos critérios estabelecidos pela NBR 10520 e pela NBR 6023, da ABNT, de agosto de 2002.
Redação: Cedecom