A Revista da UFMG, relançada no final do ano passado como veículo de divulgação científica e reflexão histórica, recebe, até 31 de março, artigos para o seu próximo número (edição 20), que abordará o tema Cidades.
Por seu caráter amplo e aberto, que transcende fronteiras disciplinares e constitui parte do cotidiano vivido pela maioria da sociedade, a ideia é que o tema seja abordado nas múltiplas dimensões, formas, sentidos, necessidades e sentimentos que suscita.
“Temos dois tipos de entrada de artigos. Há aqueles que chamamos proativamente à publicação, por vislumbrarmos autores que já têm um olhar voltado para o tema da edição, e há a submissão livre. Nesse sentido, a participação é totalmente irrestrita, aberta inclusive à comunidade externa”, lembra a professora Heloisa Soares de Moura Costa, do Instituto de Geociências (IGC), que integra o Conselho Editorial da Revista.
Temas
A professora Heloisa fala sobre a escolha dos temas da Revista. “Quando surgiu a ideia de retomarmos a publicação, por iniciativa do pró-reitor de Planejamento, João Antonio de Paula (atual editor), pensamos uma revista científica que trabalhasse temas multidisciplinares sobre os quais toda a Universidade tivesse algo a dizer", detalha. “Na primeira edição, que teve o Corpo como tema, trabalhamos mais por meio de convites, em virtude do momento de retomada do projeto. Mas agora a ideia é fomentar a participação da comunidade”, salienta.
Heloisa ainda explica que a Revista conta com conselho editorial fixo e com comissão editorial variável, cujos membros são convidados a cada edição, de acordo com o tema escolhido para o dossiê central.
Normas para a publicação de artigos
As contribuições serão avaliadas pelo conselho editorial e por pareceristas ad hoc [convocados especialmente para essa finalidade], reservando-se o direito da publicação de propor modificações com o objetivo de adequar os artigos e demais trabalhos aos seus padrões editoriais.
O crédito dos autores deve conter titulação e filiação institucional. Os textos encaminhados à Revista devem ser apresentados em Word, máximo de 25 páginas, fonte Times New Roman, corpo 12, entrelinhas de 1,5, margens de 3 cm e formato A4. O texto deve estar acompanhado de resumo de até 120 palavras e três palavras-chave, em português e inglês. Citações com até três linhas devem constar no corpo do texto, entre aspas. A partir de quatro linhas, devem ser colocadas em destaque, sem aspas, com corpo de fonte 10 e margens recuadas em quatro centímetros à esquerda.
Quadros e tabelas devem ser inseridos e indicados no texto. Devem ser também enviados em arquivos separados nas extensões doc ou xls. O mesmo procedimento deve ser adotado em relação às figuras (mapas, gráficos, ilustrações e fotos). Além de indicadas e inseridas no texto, devem ser remetidas em arquivos separados, com resolução de 300 dpi, e tamanho mínimo de 10 x 10cm.
Preferencialmente, gráficos devem ser enviados em formato que permita a edição (por exemplo, com extensão xls), para que sejam adequados ao projeto gráfico da revista. As imagens, como fotos e ilustrações, dentre outras, devem ser acompanhadas de autorização para publicação de seus respectivos autores.
Referências bibliográficas devem obedecer aos critérios estabelecidos pela NBR 10520 e pela NBR 6023, da ABNT, de agosto de 2002.
A Revista
Produzida com apoio do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (Ieat) e do Centro de Comunicação (Cedecom), a Revista da UFMG é a mais antiga entre as publicações do gênero produzidas por universidades brasileiras. Criada em 1929, teve sua circulação interrompida em 1969.
Por iniciativa da atual gestão da Universidade, foi relançada em 14 de dezembro de 2012 com caráter essencialmente transdisciplinar – e terá periodicidade semestral, com edições temáticas.
Os artigos devem ser enviados para o endereço revistadaufmg@ufmg.br ou para o endereço: UFMG – Faculdade de Ciências Econômicas. Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional. Av. Presidente Antônio Carlos, 6.627 – sala 3011, campus Pampulha. CEP: 31270-90, Belo Horizonte – MG (aos cuidados de Lucília Niffinegger). Outras informações pelo telefone (31) 3409-7231.
Redação: Cedecom