No dia 10 de junho, de 8 às 12h30, o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infecção Relacionada em Saúde (NEPIRCS) da Escola de Enfermagem da UFMG promoverá uma discussão científica sobre “A doença de Creutzfeldt-Jakob (variante)”, também conhecida como "doença da vaca louca"*.
Durante o encontro, que é gratuito e aberto à comunidade acadêmica, o professor do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenador do Serviço de Neurologia do Hospital das Clínicas, Paulo Caramelli, abordará os conceitos, mitos e realidades da doença. Além disso, haverá discussão sobre a relação do processo de esterilização a vapor com a morte microbiana e seus impactos e sobre a qualidade e segurança no processo de esterilização a vapor, com o engenheiro eletrônico de São Paulo, Paulo Laranjeira.
A coordenadora do NEPIRCS, professora Adriana Oliveira, explica a importância da discussão deste tema. “Trata-se de uma doença que não é causada por bactéria e nem vírus, mas por uma partícula protéica denominada prion (proteinaceous infectious particle), não possui cura e é sempre fatal. A sua transmissão, até o presente momento, está relacionada à forma iatrogênica, ou seja, como conseqüência de um procedimento médico em que foram usados tecidos humanos ou instrumentos neuro-cirúrgicos contaminados. É exatamente no tocante a este aspecto de contaminação, processamento dos materiais ou produtos para saúde, e a morte dessa proteína, é que vamos abordar nesta reunião com renomados especialistas no assunto”, enfatizou.
A atividade será realizada no auditório Maria Sinno da EEUFMG (Av. Alfredo Balena,190, Santa Efigênia – 1° andar). As inscrições podem ser feitas com a Pollyana pelo telefone (31) 9887-2581, as vagas são limitadas.
*É importante esclarecer que a doença de Creutzfeldt-Jakob não é a doença da Vaca Louca. A doença da Vaca Louca em humanos é conhecida como Creutzfeldt-Jakob variante.
Redação: Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem da UFMG
Enfermagem| Nutrição| Gestão de Serviços de Saúde
(31) 3409-9883
www.enf.ufmg.br
www.twitter.com/enfermagemufmg