Cumprimentamos todos/as servidores/as docentes e técnico-administrativos em educação e estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais (UFMG) e desejamos que vocês, seus familiares e entes queridos estejam bem.
Nesta semana completa-se um mês que a UFMG suspendeu as aulas e as atividades presenciais, seguindo as orientações das autoridades sanitárias e em face da decretação, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), da pandemia da doença Covid-19, causada pelo novo coronavírus. Desde, então, iniciamos um processo de afastamento e isolamento social, temporário por certo, mas de duração indeterminada.
Vivenciamos tempos difíceis, de muita incerteza e apreensão, especialmente quanto à retomada das atividades presenciais e quanto ao futuro próximo. Ainda não é possível prever com segurança uma data para o retorno das atividades regulares e das aulas, mas sabemos que ela deverá se dar – quando as autoridades sanitárias assim avaliarem – de forma planejada, organizada
e coletiva.
Externamos nossos agradecimentos – de toda Universidade e da sociedade – às pessoas que realizam trabalhos essenciais em atividades da área da saúde, de segurança, de manutenção, entre outras, bem como àquelas que desenvolvem ações voltadas o combate da Covid-19 e ao atendimento a comunidades necessitadas e que, por isso, precisam manter as atividades presenciais.
Um agradecimento especial a toda comunidade da UFMG pela solidariedade demonstrada em tantos momentos e por seu comprometimento e engajamento ao colocar o conhecimento, a educação e a ciência de forma tão decisiva a serviço da sociedade. A UFMG, como Universidade pública de qualidade, excelência e relevância, está tão ativa como sempre esteve e assume, neste momento crítico para o país, seu compromisso social. A luta que enfrentamos no presente é contra o novo coronavírus e a Covid-19, mas é também uma batalha antiga contra a desigualdade e a injustiça que historicamente assolam nosso país. É uma luta contínua em defesa do Sistema Único de Saúde, do conhecimento, da educação e da ciência.
As Pró-Reitorias, suas Câmaras e Conselhos, o Comitê Permanente da UFMG de enfrentamento ao novo coronavírus e as demais instâncias colegiadas, além de membros da Comunidade Universitária têm-se debruçado em análises, diagnósticos e propostas para subsidiar o planejamento da retomada plena, com possíveis ações para discussão nas Unidades e com toda a comunidade que requererão a colaboração e a participação de todos e todas. Quando as condições de retorno às atividades presenciais forem indicadas, caberá ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE) rever o calendário escolar para a retomada das aulas. As demais decisões serão avaliadas pelo Conselho Universitário, seguindo a tradição da UFMG de respeito
às decisões de seus órgãos colegiados, ao diálogo e às análises baseadas no conhecimento científico e na reflexão, sem açodamento ou improviso. Em uma universidade pública de referência para o país como a UFMG, que preza pela preocupação com a inclusão, critérios de qualidade e equidade não podem ser menosprezados.
Temos certeza que juntos venceremos este enorme desafio e sairemos mais fortes e mais engrandecidos em nossa defesa da universidade pública, inclusiva e de qualidade. Informações atualizadas estão sendo veiculadas no Portal da UFMG.