As vagas dos calouros aprovados no Vestibular UFMG 2012 com entrada para o segundo semestre estão asseguradas, garantiu o reitor Clélio Campolina, ao informar que o registro acadêmico, que teria início nesta segunda-feira, 11, ainda não tem nova data.
O adiamento do registro dos cerca de 2.800 calouros ocorreu em função da greve dos servidores técnicos e administrativos. Em entrevista coletiva no final desta manhã, o reitor informou que o sindicato dos trabalhadores bloqueou o local onde o registro seria realizado.
“Nossa segurança foi orientada para evitar conflito físico, e tentamos deslocar o procedimento para o Conservatório UFMG, no centro da cidade, mas o sindicato ameaçou fazer o bloqueio lá também”, contou Campolina, ao reiterar que os direitos dos estudantes estão mantidos.
“Adiamos o registro na tentativa de buscar o entendimento com o sindicato e convencê-lo de que essa é uma atividade essencial, além de direito individual de cada estudante aprovado no Vestibular”, disse Campolina, ao destacar que têm sido mantidas negociações com o sindicato, para definir o que são atividades essenciais – que não podem ser prejudicadas – entre as quais a Universidade inclui o registro acadêmico.
O registro seria realizado ao longo desta semana. Após definidas pela Universidade, as novas datas serão divulgadas em seu portal.
Redação: Cedecom