“Somos uma universidade e temos que ser exemplo. Se não formos exemplo, quem vai ser? Temos um compromisso com a sociedade de sermos sempre referência. Bocados de Gentileza é uma campanha que trata de interesses coletivos”, afirmou o reitor da UFMG Clélio Campolina em discurso no lançamento da campanha Bocados de Gentileza na manhã de hoje, dia 4 de abril, no campus Pampulha, com a presença de representantes do DCE, Sindifes e Apubh.
O objetivo da campanha é conscientizar sobre a importância da participação de todos na preservação do bom ambiente dos campi da Universidade, que devem ser espaços públicos de convivência. Ações educativas, realizadas ao longo do ano de 2011, abordarão três frentes problemáticas: trânsito (faixas de pedestres e estacionamento), limpeza e área verde. A ideia é representar a gentileza em atitudes simples e diárias, que fazem a diferença no dia a dia da comunidade. A campanha teve início às 7h30, com blitz educativa – alunos voluntários distribuem brindes e materiais de divulgação – nas entradas do campus pelas avenidas Abrahão Caram, Antônio Carlos e Carlos Luz. A ação continua na quarta, entre 11h30 e 14h, na Praça de Serviços do campus Pampulha e no Restaurante Setorial. Na sexta é a vez da Faculdade de Medicina, no mesmo horário.
Carros estacionados em locais proibidos, motoristas desrespeitando as faixas de pedestres, lixeiras e sanitários mal utilizados são alguns problemas enfrentados diariamente pela comunidade acadêmica. Para difundir o conceito de gentileza foram desenvolvidos peças como a placa de trânsito que reproduz a famosa travessia dos Beatles na rua londrina Abbey Road; multas simbólicas, que serão utilizadas pela pessoa que se sentir necessidade de alertar aquele que não obedecer às normas; bottons; adesivos para carros e banheiros; camisetas; canecas; outdoors; e o lixocar, espécie de lixeira adaptada para veículos. O blog da campanha entra hoje no ar e abrigará textos, comentários e sugestões.
A campanha busca imprimir um tom leve e descontraído ao tema da gentileza, sem cair na “tentação” de se ditarem “normas de convivência” à comunidade acadêmica. Segundo a publicitária Isabela Scarioli, coordenadora de Planejamento do Cedecom, a iniciativa sugere atitudes que não configuram grandes exigências, como atravessar na faixa, estacionar somente em locais delimitados ou jogar lixo nos recipientes apropriados. O nome Bocados de Gentileza, conta ela, surgiu do desejo de tentar, no espírito divertido da campanha, estabelecer “quantidades de gentileza, que podem variar de pessoa para pessoa”.
Voltadas para toda a comunidade interna da UFMG, as ações da campanha também deverão ter projeção e visibilidade externa, podendo contribuir para melhor convivência em todos os ambientes, além das dependências da Universidade.
Redação: Assessoria de Imprensa da UFMG