Os aprovados no Vestibular UFMG 2013 com entrada prevista para o primeiro semestre devem fazer registro acadêmico e matrícula de 18 a 22 de fevereiro, de acordo com as instruções e escala de atendimento divulgadas na página do Departamento de Controle e Registro Acadêmico (DRCA). O preenchimento da ficha de cadastro é indispensável e pode ser feito a partir de 14 de fevereiro no mesmo site.
Os demais candidatos classificados em todos os cursos e modalidades de vagas devem ficar atentos às chamadas posteriores que serão divulgadas na página do DRCA.
Antes desse período, os candidatos devem preencher ficha de cadastro, também disponível no mesmo site. O preenchimento para os classificados para o primeiro semestre de 2013 deve ser feito a partir de 14 de fevereiro, enquanto os classificados para o segundo semestre devem preencher a ficha a partir de 11 de junho.
De acordo com as normas acadêmicas da UFMG, registro é o processo de cadastramento de alunos novos, em datas definidas no Calendário Acadêmico. O estudante que não efetuar o registro acadêmico nos prazos estabelecidos perde o direito à vaga na UFMG.
Tanto o registro quanto a matrícula em atividades acadêmicas curriculares dos candidatos classificados no Vestibular UFMG 2013 devem ser feitos pelo DRCA/UFMG, que fica na Unidade Administrativa III, no campus Pampulha, avenida Antônio Carlos, 6.627, Belo Horizonte.
Para os candidatos classificados nos cursos de Administração, Agronomia, Engenharia de Alimentos, Engenharia Agrícola e Ambiental, Engenharia Florestal e Zootecnia, oferecidos em Montes Claros, o registro acadêmico e a matrícula em atividades acadêmicas curriculares serão realizados no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), no campus regional da UFMG, na Avenida Universitária, 1.000, Bairro Universitário, em Montes Claros.
Documentos
No ato do registro acadêmico e da matrícula, os candidatos classificados no Vestibular UFMG 2013 devem apresentar original e cópia dos seguintes documentos:
Certificado de conclusão do ensino médio, ou equivalente;
Histórico escolar do ensino médio (no histórico de candidato selecionado na modalidade reserva de vagas deverá constar a comprovação de ter cursado todo o ensino médio em escola pública);
Documento de identidade (no caso de estrangeiro, cédula de identidade expedida pela Polícia Federal ou passaporte com visto temporário de estudante válidos);
Documento que comprove a quitação com as obrigações eleitorais;
Documento que comprove a quitação com as obrigações do serviço militar (para homens maiores de 18 anos);
CPF;
Declaração de que não ocupa vaga em curso de graduação em outra instituição pública de ensino superior brasileira (modelo disponível no endereço www.ufmg.br/drca);
Declaração de que não cursou em nenhum momento parte do ensino médio em escola particular (somente para os candidatos selecionados na modalidade reserva de vagas que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio, do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos ou Exames de Certificação de Competências ou de Avaliação de Jovens e Adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino. O modelo está disponível na página do DRCA.
Duas fotografias 3 x 4 recentes tiradas há menos de um ano;
Parecer de equivalência de estudos emitido pela Secretaria de Estado de Educação caso o estudante tenha concluído o ensino médio no exterior.
Redação: Cedecom