No dia 25 de agosto de 2023 (sexta-feira) aconteceu o minicurso sobre o manejo de ovos incubáveis e incubação artificial. O curso faz parte das estratégias para o desenvolvimento do projeto aprovado na Chamada 011/2022 da FAPEMIG a qual tem como coordenador o professor do departamento de Zootecnia (DZOO) da Escola de Veterinária Itallo Conrado Sousa de Araújo. O curso reuniu 45 participantes dentre alunos de graduação em Medicina Veterinária da UFMG e de outras instituições de ensino superior, alunos de pós-graduação do Programa de Zootecnia da UFMG e da UFLA, produtores rurais, técnicos envolvidos no projeto e docentes da Escola de Veterinária.
As palestras teóricas e a parte prática do manejo com as incubadoras serviram como treinamento para os técnicos que atuarão no projeto em diversas regiões do Estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais para a divulgação do conhecimento sobre todos os processos de incubação artificial de ovos férteis visando apresentar o sistema de incubação artificial e elevar o conhecimento de produtores rurais de pequeno porte e de agricultura familiar para melhorar a qualidade das incubações realizadas aumentando assim a produção de pintos de um dia.
O curso teve como palestrantes os professores Itallo Conrado Sousa Araújo, Leonardo José Camargos Lara e Leonardo Bôscoli Lara, todos do DZOO, e o empresário Cláudio Carvalho, proprietário da Premium Ecológica, que é uma empresa do ramo da incubação artificial de ovos parceira do projeto. Por meio das palestras o público pôde entender melhor sobre o processo de incubação artificial e como essa tecnologia pode auxiliar agricultores do Estado de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais a melhorarem e desenvolverem a avicultura regional.
Ainda, o curso contou com a participação de alunos e professores da Universidade Federal de Lavras, Instituto Federal de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais – Campus Bambuí e da Universidade Estadual de Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais – Campus Ituiutaba fortalecendo a rede de pesquisa instituída por meio da Chamada da FAPEMIG.
O professor Itallo avalia de forma muito positiva o curso e está certo de que o treinamento que todos precisavam para iniciarem a parte do projeto de extensão a campo foi concluído com sucesso. Os alunos e bolsistas do projeto visitarão algumas comunidades rurais nas regiões de Lavras, Pompéu, Bambuí e Uberlândia para difundir as tecnologias apresentadas. Também é importante destacar que o projeto contempla a dissertação de mestrado da aluna do programa de pós-graduação em zootecnia da UFLA Kimberly Cristina de Abreu Alves fazendo a interrelação entre a extensão rural e a pesquisa acadêmica.
Texto escrito pelo professor Itallo Conrado Sousa Araújo.
Mais fotos do evento serão disponibilizadas em breve.