Na última sexta feira, dia 22 de junho de 2012, foi realizada na cidade de Pompéu – MG mais uma atividade do projeto “Atividade Integradora de Formação” da Escola de Veterinária da UFMG. Sob a supervisão da professora Lilian Viana Teixeira, do Departamento de Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal (DTIPOA), os alunos Alexandre Zambelli, Felipe Machado, Luciana Moura e Luiza Coutinho presidiram o curso sobre “Boas práticas na manipulação de alimentos”.
Os encontros que aconteceram nos dias 15 e 22 de junho, no auditório da Cooperativa Agropecuária de Pompéu (Coopel), tinham como público alvo trabalhadores de estabelecimentos que manipulam alimentos.
Para César Chaves de Campo, funcionário de um supermercado da cidade, a palestra foi de grande importância para todos os trabalhadores presentes. “Aprendemos a manipular melhor os alimentos e também a melhorar nossas condições de trabalho”, afirma.
O curso teve como foco questões relacionadas à contaminação de alimentos e às práticas para melhor manipulação de alimentos em estabelecimentos comerciais.
A iniciativa já era uma ideia latente desde o início do semestre, quando foi constatada a dificuldade da implementação de boas práticas na manipulação de alimentos em vários estabelecimentos da cidade. O objetivo era, portanto, destacar a importância destas práticas para a saúde pública.