Os alunos da Escola de Veterinária terão, a partir deste semestre, mais uma matéria optativa à sua disposição. Trata-se da disciplina “Tópicos em aquacultura – Práticas em tanque rede” oriunda de um projeto de extensão, coordenado pelo Prof. Edgar de Alencar Teixeira, que oferece capacitação em piscicultura aos presidiários na Penitenciária Antônio Dutra Ladeira, em Ribeirão das Neves. O projeto é uma parceria entre a Escola de Veterinária, a Secretaria de Defesa Social de Minas e o Ministério da Pesca e da Aquicultura.
A disciplina é 100% prática, com carga horária total de 60h e será oferecida no final do curso, por volta do 9º período, e para turmas de no máximo 8 alunos. A avaliação dos alunos será feita através de relatórios e a turma estará sempre acompanhada por um professor ou aluno de pós-graduação. A primeira turma já deve começar as atividades na 2ª semana de abril.
Segundo o Prof. Edgar Teixeira, a disciplina favorece tanto os presos quanto os alunos. “Os presos são pessoas de alto risco social e através desta atividade estamos tendo a chance de contribuir para a reintegração destas pessoas na sociedade. Para os alunos é vantajoso, pois eles vão vivenciar a prática do sistema de produção, além de ter a chance de poder interferir diretamente nele e melhorá-lo. Além disso, eles vão ter a dimensão exata de um sistema de produção real e as diversas relações interpessoais que existem ali”, avalia.
Edgar afirma que os alunos atuarão como se fossem técnicos de fato, mas sem o peso das exigências de um trabalho real, pois terão um acompanhamento para corrigir eventuais erros. “Não descartamos também, para futuras turmas, a possibilidade dos alunos elaborarem pequenos projetos envolvendo a produção de alevinos que serão usados pelos presos”, conta. A disciplina também vai servir para gerar dados e informações sobre a produção de peixes para o presídio, o que não acontece atualmente uma vez que não há um acompanhamento mais intenso das atividades realizadas pelos presidiários.
O anúncio da nova disciplina e uma conversa que discutia novos rumos para o projeto aconteceu em uma reunião ocorrida na Escola de Veterinária na segunda-feira, 25 de março. Estiveram presentes membros do Ministério da Pesca e Aquicultura, da Secretaria de Defesa Social e o professor Edgar de Alencar Teixeira do Departamento de Zootecnia da Escola. Além disso, a reunião serviu para que a nova Superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura, Vanessa de Oliveira Gauderto, conhecesse mais detalhes sobre a iniciativa e a estrutura do Departamento de Aquacultura da Escola.