A XIV Conferência Anual da Abraveq (Associação Brasileira de Veterinários de Equídeos), que ocorreu de 21 a 23 de junho, premiou o Dr. Leonardo Rodrigues de Lima como melhor trabalho científico na área de cirurgia. O projeto de estudo da reparaxina foi coordenado pelo professor Rafael Faleiros do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias (DCCV).
O estudo "Reparaxina, um antagonista de CXCR1/2, inibe a migração de neutrófilos equinos induzida por CXCL8" se trata de um projeto em parceria com a indústria farmacêutica italiana Dompé, envolvendo cooperação com os Laboratórios do ICB/UFMG e da USP de Ribeirão Preto. O professor Rafael Faleiros explica que este fármaco já está sendo testado na laminite induzida em equinos e tem apresentado resultados promissores para o tratamento dessa enfermidade, importante causadora de sofrimento para os cavalos e enorme prejuízo para o agronegócio cavalo.
Leonardo Rodrigues recebeu recentemente o título de doutor em Ciência Animal na área de concentração clínica e cirurgia veterinárias pela UFMG, e recebeu dois dos cinco prêmios da Conferência. Além de melhor trabalho científico, ganhou também como o melhor relato de caso com o resumo intitulado "Tratamento de fratura diafisária cominutiva proximal em potro por fixador híbrido".