O Projeto Castração, coordenado pela professora do Departamento de Clinica e Cirurgia Veterinárias (DCCV), Christina Malm, marcou presença no XV Encontro de Extensão da UFMG. Com quatro resumos expostos, o destaque foi para o trabalho intitulado “Programa de castração e auxílio no controle populacional de cães e gatos de população com posição socioeconômica carente: resultados parciais e avaliação do programa pela comunidade”, apresentado por Nathalia Indiana Souza, aluna do 7º período da Escola de Veterinária. Além de receber menção honrosa, o trabalho foi um dos 8 premiados durante a solenidade de encerramento do evento.
O Projeto Castração é um programa de extensão executado no Hospital Veterinário que envolve a comunidade externa e o público acadêmico. “Ajudamos comunidades carentes em relação aos animais, promovendo o controle populacional de cães e gatos. Além disso, fazemos um trabalho de conscientização e de educação dessa população quanto à importância da guarda responsável e do não abandono dos animais”, explica a coordenadora do projeto satisfeita com os resultados da ação.“Todo o nosso esforço é recompensado quando recebemos uma resposta positiva da comunidade”, acrescenta.
Para a professora Christina, a premiação no Encontro de Extensão revela a importância do trabalho para a sociedade. “O projeto foi muito elogiado pela comissão que o avaliou. A essência do nosso trabalho, de cunho claramente social e educativo, foi um dos destaques da nossa apresentação”, afirma Christina. A professora ressalta ainda que o prêmio foi resultado do esforço e dedicação de toda a equipe que integra o projeto. “A premiação é para o grupo todo, porque realizamos um trabalho muito intenso durante o ano”, avalia.
O Projeto Castração proporciona à população de baixa renda o acesso gratuito à esterilização cirúrgica de seu animal de estimação. Os procedimentos para a realização dessas cirurgias envolvem triagem e cadastramento de animais, consultas, exames pré-cirúrgicos, castração e medicação para pós-operatório. Entre bolsistas e voluntários, somam-se, aproximadamente, 25 alunos participantes do projeto. “Tem sido um aprendizado muito grande para os alunos, pois eles participam de todas as etapas. Os alunos realizam atividades como a de examinar os animais, fazer consulta clínica, coletar sangue e analisar risco cirúrgico”, declara Christina Malm.
O programa é uma parceria da UFMG com o Ministério da Educação (MEC) e tem duração até dezembro de 2012. “Já superamos nossa meta de castração de 240 animais, e estamos em 292”, diz a professora. Para superar ainda mais essa meta, a coordenadora busca novos recursos para que o programa continue no próximo ano.
O XV Encontro de Extensão aconteceu entre os dias 15 e 19 de outubro de 2012. O evento faz parte do UFMG Conhecimento e Cultura, e tem como objetivo promover a socialização interna e externa, bem como a avaliação dos trabalhos de extensão desenvolvidos nas diversas unidades da universidade. A cerimônia de premiação foi realizada na último dia do evento, 19 de outubro, no Auditório da Reitoria no Campus Pampulha.