Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Projeto Carroceiros ganha novos integrantes

Yoko, Rita Lee e Ringo. Apesar dos nomes, não se trata de nenhuma estrela do rock. Esses são os potrinhos que nasceram na Escola de Veterinária nos dias 13, 26 e 30 de outubro, respectivamente. Os filhotes irão reforçar a tropa do Projeto Carroceiros, coordenado pela professora Maristela Silveira Palhares, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias.

A Escola possui dois garanhões da raça Hafflinger e um jumento Pêga, usados na cobrição das éguas, que geram meio-sangue de tração. Esses animais mantêm o plantel do Projeto Carroceiros, que desenvolve, entre outras atividades, o programa de melhoramento genético. Como resultado desse programa, nasceram o burrinho Ringo, a mulinha Rita Lee e a potrinha hafflinger Yoko.

De acordo com o Luan Prado, aluno de pós-graduação envolvido com o projeto, os animais são mais resistentes e servem melhor ao trabalho de puxar carroças. “Como o animal é o meio de trabalho dos carroceiros, quanto mais resistente melhor”, avalia.

O aluno explica que Yoko irá reforçar o plantel da raça Hafflinger, enquanto os outros dois potrinhos, que possuem boa capacidade de trabalho e adaptação às condições urbanas, poderão ser doados aos carroceiros.

Para que o programa de melhoramento genético alcançasse o resultado desejado foi necessário realizar um trabalho de longa duração. “A égua só é fértil em um período do ano, da primavera ao verão. Nesse período, que chamamos de estação de monta, começamos a controlá-las para ver como estava o crescimento ovariano.Acompanhamos as éguas para a cobrição por um período de oito meses, do final de agosto até o começo de abril”, explica Luan.

Pilares

Além dessa frente de trabalho, o Projeto Carroceiros tem como pilares a conscientização dos carroceiros, valorização da saúde do homem e do animal, limpeza urbana e pesquisa. Esses pilares objetivam incentivar o correto descarte de entulho pelos carroceiros e reciclar esse material para ser usado novamente pela população.

O projeto ainda oferece, na Escola de Veterinária, treinamento para os carroceiros, atendimento e vacinação dos animais, controle de doenças, aquisição de medicamentos e produtos veterinários a baixo custo.

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola