O Projeto Ação Global Homem-Animal (Agha) realizou no último sábado, 23 de novembro, sua segunda intervenção na cidade de Caeté – MG. Na primeira, que ocorreu em outubro, os proprietários dos animais receberam informações sobre como manter uma posse responsável e foram feitos exames para saber quais os bichos que estavam aptos a realizarem a castração. Dessa última vez, os animais com boas condições de saúde e que tinham entre 6 meses e 8 anos de idade foram castrados, enquanto seus donos participavam de palestras, ministradas pelos alunos da Escola de Veterinária. A atividade foi realizada por alunos e professores da Escola, com o apoio da Prefeitura de Caeté e da Sociedade Galdina Protetora dos Animais e da Natureza de Caeté (SGPAN).
As palestras realizadas foram divididas em duas partes: cuidados básicos com os animais e informações sobre as zoonoses – doenças que atingem os bichos e os homens. Luísa Fagundes, aluna do 7° período, conta que os dados passados durante as palestras foram “baseados nas informações adquiridas no primeiro dia de intervenção. A partir daí, foram feitas estatísticas e focamos nas principais demandas da população”. Lucas Braga, também do 7° período, participou dessa etapa e ressaltou que “a população deve se conscientizar sobre a importância da castração e da posse responsável, e as palestras podem colaborar para isso”.
Para Lidiane Pedrosa, secretária municipal de saúde, as atividades desenvolvidas na cidade foram muito importantes. “Com a parceria desenvolvida foi possível realizar essa ação tão bacana, que deu resultado e obteve bom retorno da população”. Lucimara, uma das proprietárias que levou seu cachorro para ser castrado, acredita que ações como essa colaboram para um menor abandono dos animais. “Isso é muito bom, pois ajuda a diminuir o número de animais abandonados nas ruas”.
Além dos benefícios para a população, os alunos que participaram dos processos de castração e da parte educativa da intervenção também puderam obter grande aprendizado com o projeto. “É uma experiência muito boa, pois é possível aprender a lidar com o proprietário, saber como passar melhor as informações. Essa é uma das melhores formas para que possamos aprender”, ressalta Marcela Hoffman, aluna da Escola.
A professora Danielle Ferreira de Magalhães Soares, do Departamento de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP), ficou muito satisfeita com a participação da população de Caeté. “Eles nos surpreenderam e vieram em massa. A procura foi muito grande e com isso a população viu no Projeto Agha uma oportunidade de ter informações em relação ao cuidado com os animais”. No total, foram realizadas mais de 75 castrações, entre cães e gatos. A próxima etapa do Projeto Agha deve ocorrer no primeiro semestre de 2014.
Confira aqui a galeria de fotos.