Pesquisa e extensão se unem ao Projeto Agha. Prova disso, é o trabalho desenvolvido pela professora Monique Lagares, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias. A professora estuda agentes causadores de zoonoses através dos testículos e ovários descartados após a castração dos animais, uma das ações realizadas pelo Agha.
Para Monique, o Projeto gera possibilidades de pesquisa que podem contribuir com a extensão. “Os resultados das pesquisas, além de esclarecer e orientar a sociedade em determinados assuntos, contribuem para maior aprendizado dos alunos e, também, dos professores”. Foi pensando nesses benefícios que a professora começou a participar das reuniões do Agha. “Depois de participar de algumas reuniões pensei: de que forma posso contribuir com o projeto? A minha proposta foi a de coletar os testículos e os ovários que são retirados dos animais na etapa da castração para fazer um levantamento de doenças”, conta.
A ideia da pesquisa é detectar algumas zoonoses, como brucelose e leishmaniose, que podem ser transmitidas por meio do sêmen e, até mesmo pelos gametas dos animais. Para isso, é preciso realizar um levantamento epidemiológico e o isolamento dos agentes nos animais, como aconteceu no município de Juatuba, primeiro a receber a caravana do projeto. Essa é uma forma de aproveitar materiais que seriam descartados e utilizá-los na realização de estudos.
Após esses procedimentos, é necessário avaliar de que forma essas informações podem contribuir com a sociedade. “A pesquisa é uma forma de verificar se as medidas tomadas para controle de doenças estão dando resultados, se há aumento, ou a redução da incidência de animais positivos. Fato que interessa à população e às prefeituras,” analisa a professora. “Com essas informações podemos orientar em uma medida profilática e preventiva de doenças transmitidas pelos pequenos animais”, explica.
O município de Lagoa Santa será o próximo a receber as intervenções do Projeto Agha. E a professora Monique se prepara para coletar mais dados para a pesquisa e realizar estudos de zoonoses na região.