Mais de 80 animais, entre cães e gatos, foram atendidos pelos estudantes e professores da Escola de Veterinária da UFMG, na segunda intervenção realizada no último sábado, 16 de junho de 2012, no município Juatuba. Com o objetivo de conscientizar a população e avaliar a relação homem-animal, o projeto Agha (Ação Global Homem Animal), além da castração dos animais, distribuiu panfletos para a população e exibiu vídeos com orientações sobre os cuidados que os proprietários devem ter com os animais de estimação.
Segundo o professor Rafael Resende Faleiros, coordenador do projeto, o objetivo da ação é entender como a população se relaciona com seus animais de estimação e qual a preocupação que eles têm com a saúde destes bichos e com a própria saúde. O projeto também avalia o tipo de comportamento que o animal tem em casa e se existe harmonia na convivência entre donos e animais. “Começamos uma pequena intervenção, trazendo informação para as pessoas e estimulando uma convivência mais harmônica com seus pets. O projeto é de extrema importância para a sociedade, pois esta recebe o benefício da avaliação da saúde de seus bichos de estimação e da castração de forma gratuita. Para a universidade, é extremamente importante porque pretendemos estudar e entender melhor como funciona essa relação, e saber se a nossa forma de intervenção é positiva ou negativa.” O professor revela ainda que o projeto pretende visitar as cidades de Lagoa Santa e Esmeraldas ainda este ano, além de outras cidades que souberam do projeto e já entraram em contato com a Escola.
Os proprietários dos animais também reconhecem a importância desta atividade. “Juatuba é uma cidade com excesso de cachorros, o projeto é bom porque vai ajudar na diminuição do número de animais nas ruas e contribuir na prevenção de doenças”, declara a secretária escolar Renata Rodrigues, que levou uma gata e uma cachorra para serem castradas.
Já a dona de casa Diva Maria da Silva, se interessou muito pelos vídeos e pelas orientações que eram dadas no local. “Os vídeos foram importantes porque nos ensinaram sobre os cuidados que devemos ter com nossos animais. Apesar de gostar de cachorros e criá-los há muito tempo, sempre posso aprender a cuidar melhor. A partir do momento que se tem um animal, tem que se cuidar bem dele, mas alguns donos não têm consciência disso. Trouxe meus bichinhos para serem castrados porque não quero mais cachorros, já tenho três e não poderia cuidar de mais nenhum”.
Muitos alunos participam do Agha e reconhecem a importância dessa participação, pois colocam seus conhecimentos em prática e ajudam a população. “O projeto é importante porque que se deve prezar a interação entre os animais e os homens. Além de ensinar a posse responsável com os vídeos, palestras e panfletos. A castração diminui o número de animais abandonados nas ruas, que é vetor de doenças e zoonoses”, diz o aluno Luiz Eduardo Tassini, que cursa o 10º período do curso de Medicina Veterinária.
“Gosto da área de saúde pública e epidemiologia. Estar aqui hoje acrescenta muito ao meu currículo, pois é com isto que quero trabalhar”, afirma Sara Clemente, estudante do 6º período de Medicina Veterinária.