Os estudantes do 7º período do curso de graduação de Medicina Veterinária agora poderão integralizar as atividades do Projeto Agha (Ação Global Homem-Animal) no currículo acadêmico. A novidade é que o Agha, antes ofertado como projeto de extensão, a partir deste semestre será realizado dentro de uma disciplina optativa com carga horária de 72h, o correspondente a 4 créditos. Os interessados deverão realizar as inscrições nesta terça-feira, 12 de março, no Colegiado de Graduação de Medicina Veterinária, das 8h30 às 11h30 ou das 13h30 às 15h30. Serão disponibilizadas 20 vagas.
No ano passado, foram realizadas ações do Projeto em Juatuba e Lagoa Santa. As iniciativas tiveram resultados bastante positivos tanto para a comunidade dos municípios, quanto para os alunos do curso de graduação. A maioria dos participantes do evento eram voluntários, interessados em receber treinamento com diferentes professores e áreas. “Os professores que participaram das ações são das áreas de patologia, preventiva, reprodução, epidemiologia e doenças infeciosas, além da clínica e cirurgia veterinárias. A equipe é multidisciplinar. Então, os alunos conviveram com vários aspectos da Medicina Veterinária em um mesmo local”, diz Rafael Faleiros, um dos coordenadores do Agha.
Entretanto, o funcionamento do projeto como extensão não garantia a continuidade das ações. “Como disciplina optativa, podemos dar continuidade ao Agha independentemente de termos uma verba específica destinada ao projeto ou da disponibilidade dos alunos em participar fora do planejamento da sala de aula”, avalia Rafael. Segundo o professor, a mudança também é interessante para os alunos, que terão a atividade incluída no currículo com carga horária e créditos específicos.
A equipe do Agha continuará multidisciplinar. Os professores Rubens Carneiro, Adriane Pimenta, Júlio Cambraia, Luiz lago, Suzane Beier, Mário Sérgio, Eliane Gonçalves de Melo, Paulo Ricardo de Oliveira Paes e Fabíola Paes Leme, do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias, assim como a professora Danielle Ferreira, do Departamento de Preventiva da Escola, que acompanharam as outras ações, continuarão a dar importante contribuição ao Projeto.
Iniciativa de docentes do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias da Escola de Veterinária da UFMG, o Agha foi criado com o intuito de pesquisar aspectos relevantes da relação homem-animal de companhia, avaliar a situação cultural e socioeconômica de seus proprietários e seu nível de conhecimento relativo ao comportamento e saúde de seus animais, além de levar educação e difundir conceitos sobre Posse Responsável de animais de companhia e realizar avaliação sanitária e controle populacional de cães e gatos.
Funcionamento do projeto
Na primeira etapa, é realizado o contato com prefeituras e subprefeituras localizadas na região metropolitana de Belo Horizonte para identificar aquelas que tenham interesse em estabelecer parceria com o Programa AGHA. Nessa fase, escolas são visitadas por pesquisadores e alunos para divulgação do evento.
A segunda etapa de diagnóstico, também denominada Evento AGHA, é realizada em local público (praça ou ginásio) onde os animais são examinados e coletadas amostras de sangue, a fim se efetivar o cadastro dos animais para as ]castrações. Nessa mesma oportunidade são realizadas pesquisas sobre o conhecimento dos proprietários sobre zoonoses e posse responsável.
Na terceira etapa, é realizada além da esterilização dos animais cadastrados, palestras sobre zoonoses e posse responsável de animais de companhia, distribuição de folhetos e divulgação.
Além da equipe de docentes, alunos de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária e áreas afins são recrutados para contribuir em todas as fases. Todo o processo é uma intensa atividade de ensino, proporcionando a ampla participação de discentes e pesquisa, uma vez que todos os dados colhidos são utilizados para estudar as características da população humana e animal e suas relações, bem como para verificar o êxito das ações implementadas.
Mais informações sobre o projeto no site http://projetoaghaufmg.wordpress.com/.