Universidade Federal de Minas Gerais

Projeto AGHA inaugura novo site

O projeto AGHA (Ação Global Homem Animal) da Escola de Veterinária da UFMG tem agora um site oficial. A ideia de criar um endereço do projeto na web surgiu da necessidade de tornar a ação mais ampla e, para isso, nada melhor do que a internet para dar à iniciativa o caráter itinerante proposto pelos seus idealizadores.

No site estarão armazenadas todas as notícias, fotos, programação e informações referentes às visitas e demais ações do projeto AGHA.  Além disso, o site será uma espécie de miniexposição dos ideais do projeto que são apresentados às comunidades nas quais o AGHA faz as suas visitas. Na aba “Para a população”, por exemplo, é apresentado ao público temas como a posse responsável e a importância da castração, que são tópicos de destaque dentro dos objetivos delineados pelo projeto.

A nova ideia pretende também aproximar as prefeituras do projeto. No item “Para as prefeituras”, o site procura esclarecer como funcionam as visitas do AGHA, com o intuito levar a iniciativa a novos munícipios. Para isso, o site funcionará como forma de contato, para que prefeituras solicitem a visita do Projeto AGHA em suas respectivas cidades.

Conheça e acompanhe o novo site do Projeto AGHA. Fique por dentro de todas as ações promovidas pela iniciativa.

O Projeto
O AGHA é um projeto de extensão da Escola, coordenado pelos professores do Departamento de Clínica e Cirurgia Veterinárias (DCCV), Rafael Faleiros,  Luiz Lago e Júlio Cambraia,  e pela professora Daniele Magalhães do departamento  de Medicina Veterinária Preventiva (DMVP).

A iniciativa tem como objetivo debater sobre a relação entre o homem e seu animal, para tornar mais harmônico este convívio. Dessa forma, o projeto pretende levar à população informações sobre como tratar bem seu animal de estimação, através da posse responsável. Além disso, o projeto pretende comunicar também sobre os riscos que um animal mal cuidado pode acometer à saúde pública, alertando à população da possibilidade do animal se tornar um vetor de doenças , as zoonoses, que podem ser evitadas através de um bom convívio entre o homem e o animal.