Os trabalhos desenvolvidos durante as atividades de Iniciação Científica (IC) foram apresentados na Escola de Veterinária, no dia 15 de outubro, dentro da XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG. O destaque ficou por conta do Projeto Agha – Ação Global Homem Animal, com 8 trabalhos que revelam representatividade na área de extensão e de pesquisas. Os estudos foram expostos em apresentações orais para a comunidade acadêmica.
A XXI Semana de Iniciação Científica é parte integrante do UFMG Conhecimento e Cultura, evento que acontece nesta semana em toda a universidade. Distribuídos nos auditórios e salas do prédio de Veterinária, estudantes do Grupo de Iniciação Científica (GIP) foram avaliados por uma banca de professores, amparados por critérios pré-estabelecidos como clareza, desenvoltura, objetividade, conhecimento do tema e resultados.
Para Rafael Augusto, bolsista do Agha, o evento funciona como um indicativo de qualidade. “É importante para avaliar o projeto e tentar melhorá-lo”, afirma. O aluno apresentou um trabalho referente às alterações de comportamento nos cães esterilizados na campanha de castração. A cirurgia é uma das etapas do projeto realizada a baixo custo para os donos e visa o bem estar do animal de companhia. A pesquisa foi desenvolvida com base nos dados coletados durante intervenção do Agha em Juatuba – MG. “As pesquisas são importantes para que os próximos trabalhos tenham dados de comparações e para obter argumentos estatísticos em relação à eficácia do projeto”, avalia Rafael.
Sandro Coelho de Azevedo, também bolsista do projeto, apresentou o trabalho “Avaliação do perfil clínico pré-operatório de cães do município de Juatuba – MG, submetidos à ovariohisterectomia e orquiectomia”. O objetivo dessa pesquisa era avaliar o perfil clínico de cães de Juatuba submetidos à campanha de esterilização. “Fizemos avaliação clínica e laboratorial dos animais para detectarmos se eles tinham condições de se submeterem ao procedimento cirúrgico. Com isso, realizamos processos mais seguros e com número de complicações praticamente zero”, explica o aluno satisfeito com os resultados.
Além desses, também foram apresentados os seguintes trabalhos relacionados ao Agha:
• “Relação entre fatores de risco e incidência de leishmaniose visceral canina em cães avaliados no município de Juatuba, MG”, do Luiz Eduardo Passini;
• “Complicações pós-operatórias em cães submetidos a mutirão de castração para controle populacional de animais de companhia em Juatuba/MG”, da Fernanda Castilho;
• “Avaliação do perfil socioeconômico, do conhecimento de proprietários de cães das características dos animais atendidos no Projeto AGHA, Juatuba, 2012” e “Eficácia da ação educativa sobre Posse Responsável de Animais, Cuidados Básicos e Zoonoses realizada em Juatuba, Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , 2012”, da Sara Clemente;
• “O Projeto AGHA – Ações integradas direcionadas ao estudo e ao estímulo da convivência harmônica e saudável entre o homem e seus animais de companhia”, do Rafael Augusto;
• “Avaliação dos exames clínicos e laboratoriais de animais selecionados pelo projeto AGHA em Juatuba, Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , 2012.”, da Vanessa Stuart .
Encontro de Extensão
O Agha também esteve presente nas apresentações dos projetos do X Encontro de Extensão, evento integrante do UFMG Conhecimento e Cultura. Feita em formato de pôster por Rafael Augusto, com o apoio de Sara Clemente, alunos do 7º período de Veterinária, a apresentação mostrou os objetivos e resultados da intervenção do projeto em Juatuba.
“A apresentação no Encontro de Extensão é importante para levar à comunidade acadêmica o conhecimento do novo conceito proposto pelo projeto: o de bem estar animal”, afirma Rafael. Ele evidenciou em sua apresentação o objetivo da ação em levar às comunidades um projeto que atua de modo completo. E que oferece aos donos dos animais o conhecimento das necessidades e dos cuidados que devem ter com eles, bem como as principais zoonoses associadas aos cães e gatos.
Para a aluna Sara Clemente, o Encontro de Extensão é importante para que o projeto se torne ainda mais conhecido. “Na Veterinária há muitos professores e alunos que não conhecem o projeto, e com a apresentação a divulgação aumenta”. Ela também destaca as mídias socais como importante meio de divulgação. “Agora com o site e o facebook, outros alunos estão se envolvendo com o projeto”.
A apresentação aconteceu na tarde de 16 de outubro, terça-feira, no Centro de atividades Didáticas (Cad I) da UFMG. Os trabalhos serão avaliados e os melhores apresentados na sexta-feira, dia 19, no saguão do prédio da Reitoria da universidade.