Universidade Federal de Minas Gerais

contrast-40
lupa-40
Notícia

Projeto Agha apresenta trabalhos na Semana do Conhecimento

Os trabalhos desenvolvidos durante as atividades de Iniciação Científica (IC) foram apresentados na Escola de Veterinária, no dia 15 de outubro, dentro da XXI Semana de Iniciação Científica da UFMG. O destaque ficou por conta do Projeto Agha – Ação Global Homem Animal, com 8 trabalhos que revelam representatividade na área de extensão e de pesquisas. Os estudos foram expostos em apresentações orais para a comunidade acadêmica.

A XXI Semana de Iniciação Científica é parte integrante do UFMG Conhecimento e Cultura, evento que acontece nesta semana em toda a universidade. Distribuídos nos auditórios e salas do prédio de Veterinária, estudantes do  Grupo de Iniciação Científica (GIP) foram avaliados por uma banca de professores, amparados por critérios pré-estabelecidos como clareza, desenvoltura, objetividade, conhecimento do tema e resultados.

Para Rafael Augusto, bolsista do Agha, o evento funciona como um indicativo de qualidade. “É importante para avaliar o projeto e tentar melhorá-lo”, afirma. O aluno apresentou um trabalho referente às alterações de comportamento nos cães esterilizados na campanha de castração. A cirurgia é uma das etapas do projeto realizada a baixo custo para os donos e visa o bem estar do animal de companhia. A pesquisa foi desenvolvida com base nos dados coletados durante intervenção do Agha em Juatuba – MG.  “As pesquisas são importantes para que os próximos trabalhos tenham dados de comparações e para obter argumentos estatísticos em relação à eficácia do projeto”, avalia Rafael.

Sandro Coelho de Azevedo, também bolsista do projeto, apresentou o trabalho “Avaliação do perfil clínico pré-operatório de cães do município de Juatuba – MG, submetidos à ovariohisterectomia e orquiectomia”.  O objetivo dessa pesquisa era avaliar o perfil clínico de cães de Juatuba submetidos à campanha de esterilização.  “Fizemos avaliação clínica e laboratorial dos animais para detectarmos se eles tinham condições de se submeterem ao procedimento cirúrgico. Com isso, realizamos processos mais seguros e com número de complicações praticamente zero”, explica o aluno satisfeito com os resultados.

Além desses, também foram apresentados os seguintes trabalhos relacionados ao Agha:

•    “Relação entre fatores de risco e incidência de leishmaniose visceral canina em cães avaliados no município de Juatuba, MG”, do Luiz Eduardo Passini;
•    “Complicações pós-operatórias em cães submetidos a mutirão de castração para controle populacional de animais de companhia em Juatuba/MG”, da Fernanda Castilho;
•    “Avaliação do perfil socioeconômico, do conhecimento de proprietários de cães das características dos animais atendidos no Projeto AGHA, Juatuba, 2012” e “Eficácia da ação educativa sobre Posse Responsável de Animais, Cuidados Básicos e Zoonoses realizada em Juatuba, Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , 2012”, da Sara Clemente;
•    “O Projeto AGHA – Ações integradas direcionadas ao estudo e ao estímulo da convivência harmônica e saudável entre o homem e seus animais de companhia”, do Rafael Augusto;
•    “Avaliação dos exames clínicos e laboratoriais de animais selecionados pelo projeto AGHA em Juatuba, Minas Gerais Minas Gerais (original name) Minas Gerais , 2012.”, da Vanessa Stuart .

Encontro de Extensão

O Agha também esteve presente nas apresentações dos projetos do X Encontro de Extensão, evento integrante do UFMG Conhecimento e Cultura. Feita em formato de pôster por Rafael Augusto, com o apoio de Sara Clemente, alunos do 7º período de Veterinária, a apresentação mostrou os objetivos e resultados da intervenção do projeto em Juatuba.

“A apresentação no Encontro de Extensão é importante para levar à comunidade acadêmica o conhecimento do novo conceito proposto pelo projeto: o de bem estar animal”, afirma Rafael. Ele evidenciou em sua apresentação o objetivo da ação em levar às comunidades um projeto que atua de modo completo. E que oferece aos donos dos animais o conhecimento das necessidades e dos cuidados que devem ter com eles, bem como as principais zoonoses associadas aos cães e gatos. 

Para a aluna Sara Clemente, o Encontro de Extensão é importante para que o projeto se torne ainda mais conhecido.  “Na Veterinária há muitos professores e alunos que não conhecem o projeto, e com a apresentação a divulgação aumenta”. Ela também destaca as mídias socais como importante meio de divulgação. “Agora com o site e o facebook, outros alunos estão se envolvendo com o projeto”.   

A apresentação aconteceu na tarde de 16 de outubro, terça-feira, no Centro de atividades Didáticas (Cad I) da UFMG. Os trabalhos serão avaliados e os melhores apresentados na sexta-feira, dia 19, no saguão do prédio da Reitoria da universidade.

 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola