A Escola de Veterinária promove os Percursos, atividades onlines que fazem parte do Programa “Vet na Rede”. Os Percursos são atividades de curta duração para discutir assuntos diversos relacionados à Escola de Veterinária e retomar o contato e o vínculo entre a comunidade acadêmica.
Para se inscrever os interessados devem preencher o formulário. As vagas serão preenchidas por ordem cronológica de inscrição e cada pessoa somente pode se inscrever em um percurso, outras inscrições serão desconsideradas.
A certificação seguirá os critérios estipulados pelos proponentes. Para o período de 06 de julho a 10 de julho de 2020 os percursos oferecidos são:
Título – “Exame andrológico porque e como fazer”
Professor responsável: Marc Henry
Perfil dos Estudantes: Unicamente estudantes do curso de Medicina Veterinária
Carga Horária: 10 horas
Descrição: O percurso é de um assunto técnico que envolve a área de conhecimento "Andrologia". Como a própria denominação do percurso já transmite discutiremos o assunto em pauta visando a formação técnica do candidato e também aguçar o seu espírito crítico quanto a importância de prover uma assessoria técnica de qualidade nesta vertente. É uma área de conhecimento que se completa com treinamentos práticos que serão evidenciados ao longo do percurso, mas devido a formatação deste meio de comunicação e a pandemia, momentaneamente tentaremos superar esta dificuldade e amenizar este gargalo com boas discussões.
Metodologia: Serão utilizadas sessões de estímulo à reflexão e discussão aberta sobre o tema, seguida de apresentações técnicas sobre o assunto. Estas serão intercaladas por momentos de análise interpretativa pelos participantes do assunto anteriormente abordado. A incorporação de experiências pessoais dentro do assunto para análise conjunta serão motivadas.
Dias e horários: Segunda, Terça, Quarta, Quinta e Sexta das 08h30 às 10h30.
Número de vagas: 10
Título – “Introdução à Carcinicultura”
Professor responsável: Kleber Campos Miranda Filho
Perfil dos Estudantes: A estudantes de medicina veterinária e aquacultura
Carga Horária: 12 horas
Descrição: O tema abordará a criação de camarões marinhos e de água doce.
Metodologia: discussão, apresentação expositiva e troca de experiências sobre o tema.
Dias e horários: Terça, Quinta e Sexta das 14h às 17h horas.
Número de vagas: 9
Título – “Doenças infecto-parasitárias na produção comercial de peixes”
Professor responsável: Guilherme Campos Tavares
Perfil dos Estudantes: A estudantes do curso de Aquacultura
Carga Horária: 18 horas
Descrição: Apresentação dos principais agentes causadores de doenças em peixes: bactérias, fungos e parasitas; Relacionar o impactos destes em uma criação de peixes; Demonstrar as metodologias utilizadas para detecção dos microrganismos e parasitos.
Metodologia: Nos encontros virtuais haverá uma exposição sobre o assunto, que será seguida por discussão do tema entre o proponente e os participantes. Fora do encontro virtual, os participantes receberão artigos técnicos para ampliação do conhecimento, sendo sugerido a elaboração de um resumo crítico.
Dias e horários: Segunda, Quarta e Sexta das 09h às 12h horas.
Número de vagas: 20
Título – “O saber popular na perspectiva do uso de plantas medicinais“
Professor responsável: Crisângela Elen de Souza
Perfil dos Estudantes: A estudantes de medicina veterinária e aquacultura
Carga Horária: 10 horas
Descrição: O uso de plantas medicinais como expressão do saber popular. Plantio, colheita e processamento (secagem) de plantas medicinais. as plantas medicinais e rotina escolar, usos de chás, óleos essenciais e florais.
Metodologia: Será proposto processo de ampla discussão com os inscritos no percurso; para as atividades realizadas em outros momentos será proposta a elaboração de roteiro para entrevista.
Dias e horários: Segunda das 13:00 às 14:00; Quinta das 13:00 às 15:00; Sexta das 13:00 às 14:30.
Número de vagas: 30
Título – “O saber popular na perspectiva do uso de plantas medicinais (Segundo módulo)”
Professor responsável: Crisângela Elen de Souza
Perfil dos Estudantes: A estudantes de medicina veterinária e aquacultura
Carga Horária: 10 horas
Descrição: Construção de minhocários e composteiras caseiras. Xaropes, e outros preparados com plantas medicinais. Neste encontro os estudantes devem compartilhar uma receita de xarope e irá aprender como fazer xarope para gripe. Uso das argilas associados às plantas.
Metodologia: Será proposto processo de ampla discussão com os inscritos no percurso; para as atividades realizadas em outros momentos será proposta a elaboração de roteiro para entrevista.
Dias e horários: Segunda das 14:30 às 15:30; Quinta das 15:30 as 17:00 e Sexta das 15:00 as 17:00.
Número de vagas: 30