Está publicado o edital para seleção de projetos para o Programa Pró-Mobilidade Internacional, que incentiva a movimentação de docentes e discentes entre países e instituições participantes da Associação de Universidades de Língua Portuguesa (Aulp). A iniciativa reflete esforço realizado pela UFMG visando incrementar as relações acadêmicas da Universidade com nações africanas, particularmente aquelas que adotam o idioma português.
O edital lançado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) prevê apoio a 40 projetos que podem envolver até 10 mobilidades anuais de dupla direção (do Brasil para a África e vice-versa), tanto para alunos dos cursos de graduação e doutorado, quanto de pós-doutores e professores. A iniciativa integra o Programa Internacional de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Extensão, aprovado pela Aulp na gestão do reitor Clélio Campolina Diniz como presidente da entidade.
Segundo o titular da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, professor Eduardo Viana Vargas, já foram encaminhadas às principais universidades de Angola, Cabo Verde e Moçambique propostas de convênio para coparticipação no edital da Capes, e a DRI dará suporte aos projetos que serão apresentados pela UFMG, devendo, inclusive, coordenar ao menos um deles. Para tanto, a Diretoria vai realizar reunião com os interessados em momento oportuno.
Os interessados em realizar mobilidade nesses países, ou ainda em São Tomé e Príncipe, Guiné Bissau ou Timor Leste, devem enviar mensagem eletrônica para o endereço info@dri.ufmg.br, indicando, no campo assunto, “Edital Pró-mobilidade Capes/Aulp”.
Redação: Cedecom