Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

contrast-40
lupa-40
Notícia

Programa de Residência de Medicina Veterinária realiza formatura

Na última sexta-feira, dia 28 de fevereiro de 2020, 29 alunos do Programa de Residência em Medicina Veterinária da Escola 2018-2020 formaram. O Programa de Residência da UFMG, coordenado pela professora Suzane Lilian Beier que atua na área de concentração de anestesiologia veterinária, e é professora tutora dos residentes na anestesiologia e também na clínica médica de pequenos animais, sendo referência em aprendizado e resultados. 
 
 
O Programa é formado por 12 áreas de concentração e o residente alterna em atividades práticas, teóricas-práticas voltadas para a área escolhida. A inovação trazida pela coordenação da professora Suzane é que o programa agora segue as recomendações do MEC e assim os residentes também recebem uma formação em saúde pública atuando em secretarias do município. Essa formação complementar é muito importante, como ressalta a professora Suzane “O MEC exige e que os alunos cumpram uma carga horária de aula em matérias da saúde pública e também os insere no Sus. Desta forma eles atendem a sociedade pensando em melhorias da saúde pública e a cada dia o Programa de Residência se torna melhor e mais direcionado ao público.” 
 
 
A aluna Cíntia Taborai, residente da área de diagnóstico por imagem estava muito feliz e realizada por concluir essa etapa de sua formação. Ela aponta que o Programa de Residência da UFMG é muito rígido e dá aos alunos a segurança que o mercado de trabalho exige. Ela diz “nossa carga horária é cumprida com muito rigor e a rotina do hospital é muito grande. Eu acredito que o diferencial da UFMG é esse, você tem uma rotina de trabalho que te prepara para diversas situações ”. 
A professora Suzane também  reforça que o Programa forma profissionais qualificados para o mercado de trabalho “os alunos saem da residência com uma carga horária bem extensa de aprendizado, que eu acredito ser essencial para o mercado que exige cada vez mais profissionais habilitados. A UFMG tem como prepará los para isso.”
 
 
Outro aspecto ressaltado por Cintia é o apoio prestado pelos professores tutores no hospital, parte importante para sua formação “o que também é muito bom é o apoio dos professores e profissionais do hospital que sempre estão dispostos a ajudar e ensinar”.
 
 

Últimas Notícias

Eventos

Fique de Olho

Acompanhe a Escola