Fechando mais um ciclo de trabalho em Pompéu – MG, os alunos da Escola de Veterinária participaram da Superleite 2013, maior feira agropecuária do centro-oeste mineiro.
O evento, que aconteceu em Pompéu, entre os dias 18 e 21 de julho de 2013, reuniu produtores, representantes de produtos agropecuários, trabalhadores da área e a população local.
A Escola de Veterinária participou da feira agropecuária com um estande fixo, no qual os alunos tiravam dúvidas dos produtores e promoviam palestras sobre os conteúdos mais abordados durante o primeiro semestre em Pompéu. Os animais peçonhentos também tiveram espaço no estande da Escola através da exposição de cobras, aranhas e escorpiões. O responsável pelo Serviço de Animais Peçonhentos da Fundação Ezequiel Dias (Funed), Rômulo Righi, realizou uma palestra sobre ''Manejo e captura de animais peçonhentos''.
Essa programação atraiu os visitantes, que saíram mais instruídos sobre os assuntos abordados. ''Eu não tinha conhecimento sobre os animais peçonhentos. Depois da palestra aprendi que devo me prevenir e andar com maior cautela nos lugares onde tem possibilidade de existência destes animais'', afirma Carlos Alves, um dos visitantes.
Programa Comuni e a construção do conhecimento prático
Tanto a Prefeitura de Pompéu quanto os alunos da UFMG reconhecem a participação da Escola nestes eventos, e nas demais atividades realizadas durante o semestre, como eficazes e importantes para a melhora da produção agropecuária em Pompéu. A secretária de governo e chefe do gabinete do prefeito, Edirlei Melo, destaca a importância dessa extensão. ''Percebemos um trabalho muito importante tanto na área de saúde pública quanto na área de apoio aos produtores rurais'', afirma.
Os alunos que participam do Programa Comuni entendem que essa atividade de extensão faz com que o mesmo aprenda a lidar com diferentes realidades, tendo a chance de aplicar no campo o que foi aprendido na teoria. ''Muitas coisas que aprendemos na faculdade não tem aproveitamento em todo sistema. Com o Comuni temos a oportunidade de lidar com a realidade do produtor, propondo o que ele consegue cumprir'', explica Ulysses Melo, aluno do 10° período de Medicina Veterinária.
Confira aqui a galeria de fotos deste evento.