A segunda semana de junho foi marcada pelo encerramento de mais um ciclo de trabalho do projeto Comuni na cidade de Pompéu-MG. Na última reunião do programa nesse semestre, os alunos apresentaram um seminário sobre o que o programa desenvolveu durante o semestre e como eles avaliam o envolvimento dos participantes.
Os estudantes destacaram a força de vontade dos proprietários e funcionários das fazendas de Pompéu. Além disso, eles falaram sobre a experiência adquirida através do programa uma vez que, nas visitas eles tiveram a oportunidade de realizar cirurgias e acompanhar o desenvolvimento de bovinos submetidos a dietas, entre outras atividades.
Para o aluno José Vilela o projeto Comuni é uma ótima experiência para os alunos aplicaram o que foi estudado em sala. “Possibilita aos participantes observar onde estão as maiores lacunas do conhecimento, logo é possivel direcionar os próximos passos com maior precisão, uma vez que o projeto é um grande teste para os alunos que se formarão em breve” disse o aluno. “Outro ponto que achei fundamental no projeto é a relação entre os alunos e os produtores rurais, que é escasso durante a faculdade” completou.
No primeiro semestre de 2014 o projeto também realizou atividades em algumas escolas locais, como a Escola Municipal Ângela Maria Rocha. Na ocasião as atividades lúdicas reuniram alunos do primeiro ano e buscaram conscientizar as crianças sobre os cuidados que se devem tomar com um animal. A prática dessas atividades, segundo os alunos da Escola de Veterinária, tem um papel importante na concientização das família locais.
O projeto
O projeto Comuni, desenvolvido pela Escola de Veterinária no município de pompéu/MG, é uma extensão universitária e se caracteriza pelo atendimento técnico na área de bovinocultura leiteira. Além de ganhos para os produtores da cidade Pompéu/MG, o projeto também busca levar aos alunos do décimo período de Medicina Veterinária a oportunidade de colocar em prática tudo aquilo que foi estudado em sala.
Um novo ciclo do projeto será iniciado no início do segundo semestre de 2014.