Estão abertas até 5 de abril as inscrições para o Programa Ciência sem Fronteiras. Os países contemplados nesta chamada são: Áustria, Bélgica, China, Finlândia e Irlanda.
Para se inscrever, o estudante deve ter nacionalidade brasileira, ser aluno de excelência de acordo com os critérios da sua Instituição de Ensino Superior, além de ter que apresentar, no ato da inscrição, comprovante de proficiência na língua estrangeira exigida na chamada do país de destino.
Assim como nas chamadas anteriores, os alunos da UFMG deverão submeter suas candidaturas em formulário próprio que estará disponível na plataforma MinhaUFMG, em data a ser divulgada. O candidato deve também preencher o formulário disponível no site http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1.
A UFMG já enviou, através do Ciência sem Fronteiras, cerca de 300 alunos para o exterior. Os países mais procurados foram Estados Unidos, Portugal e Espanha. O programa busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.
A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.