As inscrições para o Programa Ciência sem Fronteiras, promovido pelo governo brasileiro através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), estarão abertas entre os dias 11 e 17 de outubro através do portal minhaUFMG.
O programa oferece bolsas de “graduação sanduíche” em universidades dos Estados Unidos a alunos regularmente matriculados em cursos de graduação (Medicina Veterinária e Aquacultura estão entre as áreas elegíveis). Os candidatos devem ter concluído mais que 40% da carga de seu curso e, no máximo, 80%. Além disso, é exigida nacionalidade brasileira, RSG médio de 3 ou mais e proficiência em inglês comprovada pelos exames TOEFL ou IELTS
A comprovação da proficiência deve ser enviada à Capes até o dia 16 de novembro. No caso de o candidato ainda ter que realizar o exame, o mesmo deverá marcá-lo e comprovar, no ato da inscrição, que terá seu resultado final até 16 de novembro.
O programa tem duração de 12 meses (9 meses cursando disciplinas e 3 meses de estágio) e prevê a isenção de taxas da universidade, alojamento, hospedagem e passagens aéreas, além de concessão de uma bolsa mensal.
A escolha da instituição de ensino a que cada um dos selecionados será encaminhado ficará a cargo da Capes e das instituições norte-americanas participantes. Os candidatos devem se atentar também para a exigência de que, após o retorno dos EUA, permaneçam pelo menos 2 anos no Brasil.
Mais informações podem ser encontradas no portal da Capes.